quinta-feira, 28 de junho de 2012

Colômbia é o sexto país a tirar embaixador de Assunção após golpe no Paraguai - do Opera Mundi 28/06/2012



Governo de Juan Manuel Santos convocará chefe da missão diplomática para consultas, como já fizeram Chile, Brasil e Uruguai; Venezuela e Argentina cortaram relações

O governo da Colômbia anunciou neste domingo (24/06) que chamará para consultas seu embaixador em Assunção, Alberto Barrantes, em função do descumprimento do "devido processo" no impeachment do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo.

A chancelaria da Colômbia informou sobre a decisão, que também foi tomada por vários países vizinhos, por meio de um comunicado de cinco pontos no qual também expressou sua preocupação com a forma como o Congresso paraguaio destituiu Lugo do governo sem dar a ele "tempo suficiente para sua defesa".

Na sexta-feira passada, o Senado do Paraguai condenou Lugo por mau desempenho de suas funções. Em seu lugar, assumiu o até então ex-presidente, Federico Franco

O comunicado afirmou que os chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) realizaram "esforços com os representantes dos partidos políticos do Paraguai para assegurar as garantias necessárias para a realização deste julgamento político consagrado na Constituição do país".

A nota acrescentou que a Colômbia "considerará as medidas correspondentes" a serem tomadas depois das reuniões da Unasul e do Mercosul, de acordo com as cláusulas democráticas assinadas por estes organismos regionais.

Por último, o comunicado afirmou que "Colômbia em nenhum caso adotará medidas que afetem o povo paraguaio".

A Colômbia se uniu ao Chile, Brasil, e Uruguai, que já convocaram seus diplomatas no Paraguai. Já Venezuela e Argentina retiraram seus embaixadores do país.

Link:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22653/colombia+e+o+sexto+pais+a+tirar+embaixador+de+assuncao+apos+golpe+no+paraguai.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário