sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Israel mobiliza até 75 mil reservistas após ataques perto de Jerusalém 17/11/2012

Medida dá sinal verde aos militares para convocar israelenses numa eventual resposta aos foguetes lançados por palestinos a partir de Gaza

Reuters  
Reuters
O gabinete de Israel autorizou nesta sexta-feira a mobilização de até 75 mil reservistas, disseram fontes políticas, depois que militantes palestinos atacaram pela primeira vez em décadas os arredores de Jerusalém com um foguete e dispararam contra Tel Aviv pelo segundo dia.
A decisão não significa que todos os 75 mil reservistas serão chamados, mas dá aos militares o sinal verde para isso, se necessário. A convocação mais do que dobra o número aprovado logo após o início da ofensiva. 
A escalada de violência entre Israel e a Faixa de Gaza começou na quarta-feira, após a morte do comandante militar do Hamas, Ahmed Jabari .

AFP
Soldado israelense mira em palestinos que protestam contra ataques na Faixa de Gaza
Os foguetes disparados pelos palestinos são uma resposta à ofensiva israelense na Faixa de Gaza e ocorrem horas depois de o primeiro-ministro do Egito, Hisham Kandil, visitar o território palestino e oferecer a mediação do Cairo para o que ele qualificou como uma agressão israelense.
As Forças Armadas de Israel anunciaram que uma rodovia que leva à Faixa de Gaza e duas estradas que margeiam o enclave ficaram interditadas ao tráfego de civis até segunda ordem. Tanques e canhões motorizados foram vistos nesta sexta-feira perto da região da fronteira.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reuniu sua cúpula ministerial em Tel Aviv após os disparos de foguetes para discutir uma ampliação da campanha militar em Gaza.
Fontes políticas disseram que foi autorizada uma proposta para a mobilização de até 75 mil reservistas, no que seria uma preparação para uma possível operação no terreno.
Nenhuma decisão foi imediatamente anunciada, e alguns comentaristas especularam que esse anúncio seria parte de uma guerra psicológica contra o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza. Antes, havia sido estabelecida uma quota de 30 mil reservistas .
Israel começou a bombardear Gaza na quarta-feira, num ataque que matou o comandante militar do Hamas. O governo israelense diz estar reagindo a disparos de mísseis do Hamas contra o seu território. Em resposta à ofensiva, o Hamas intensificou o uso de foguetes.
Sirene disparada
A polícia de Israel disse que um foguete disparado de Gaza caiu nesta sexta-feira na região de Jerusalém, mas fora da área urbana. Desde 1970, um foguete palestino não caía nos arredores da cidade, reivindicada por Israel como sua capital indivisível. Os palestinos pleiteiam a parte oriental de Jerusalém como capital de seu eventual Estado.
Na quinta-feira, foguetes caíram em Tel Aviv pela primeira vez desde que o Iraque de Saddam Hussein os disparou, durante a Guerra do Golfo (1991). Uma sirene antiaérea soou nesta sexta-feira, quando o centro comercial voltou a ser alvejado. Motoristas se encolheram ao lado dos seus carros e pedestres correram para se proteger nas escadarias dos prédios.
Os ataques a Jerusalém e Tel Aviv podem trazer consequências políticas para Netanyahu, um conservador que é franco favorito para conquistar um novo mandato em janeiro, com uma plataforma política que enfatiza questões de segurança. "As Forças de Defesa de Israel vão continuar atacando com força o Hamas, e estão preparadas para ampliar a ação dentro de Gaza", disse Netanyahu antes da queda dos foguetes nas duas cidades.
Questionado sobre a concentração de forças israelenses para uma possível invasão de Gaza, Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas disse: "Os israelenses deveriam estar cientes dos graves resultados de tal ação, e deveriam trazer seus sacos para cadáveres".
Autoridades em Gaza dizem que 28 palestinos - sendo 16 civis e 12 militantes - foram mortos no enclave desde que Israel iniciou sua ofensiva aérea. Entre os mortos, segundo essas fontes, havia oito crianças e uma grávida. Em Israel, três pessoas foram mortas por um foguete na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário