segunda-feira, 20 de maio de 2013

A pedido dos EUA, UE adia etiquetagem de produtos de colônias israelenses 20/05/2013

A pedido norte-americano, UE adia etiquetagem de produtos de colônias israelenses

Para secretário John Kerry, medida poderia atrapalhar retomada das negociações de paz; palestinos protestam


A UE (União Europeia) adiou a decisão de etiquetar os produtos oriundos das colônias israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. A postergação da medida se deve a um pedido feito pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A informação é do jornal israelense Haaretz, que cita fontes diplomáticas europeias e israelenses não identificadas.

Segundo o jornal, a medida, que deveria ser aprovada pelos ministros de relações exteriores dos países-membros da União Europeia, deverá ser referendada somente no fim do mês de junho.

Kerry, que tenta retomar as negociações de paz entre israelenses e palestinos, interveio, a pedido de Israel, através da alta secretária de Relações Exteriores e Políticas de Segurança da UE, a britânica Catherine Ashton.

Os diplomatas europeus citados pelo Haaretz dizem que os norte-americanos acreditam que a aplicação dessa medida poderia atrapalhar a retomada das negociações entre os dois lados.


O adiamento provocou revolta em dirigentes palestinos. A dirigente da OLP (Organização pela Libertação Palestina) Hanane Achraoui disse que o governo israelense “recrutou os norte-americanos para servir aos sues interesses e se livrar de qualquer responsabilidade por seus atos ilegais, contrários às exigências de paz. Tudo isso confirma a falta de credibilidade dos norte-americanos no processo de negociação”, disse a dirigente.

No último mês de abril, 13 ministros de Relações Exteriores europeus, entre eles o britânico William Hague e o francês Laurent Fabius, se disseram prontos para apoiar o etiquetamento, uma medida que permitiria aos consumidores europeus a decidirem se querem ou não comprar produtos provenientes de territórios palestinos ocupados. As colônias na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental são consideradas ilegais pelo direito internacional.

Israel se recusa a etiquetar produtos de suas colônias, fornecendo apenas os códigos postais de origem.

Em outubro de 2012, um relatório realizado por 22 ONGs mostrava que o bloco importava, por ano, cerca de 15 vezes mais das colônias do que produtos de origem genuinamente palestina (ou 230 milhões de euros contra apenas 15 milhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário