terça-feira, 14 de maio de 2013

Dia das Mães sangrento em Nova Orleans 14/05/2013







Nova Orleans, tiroteio, EUA, vítimas, parada, dia das mães

Mais uma tragédia sangrenta aconteceu nos Estados Unidos. Este domingo, desconhecidos abriram fogo contra espectadores do desfile tradicional em honra do Dia das Mães em Nova Orleans. Segundo os últimos dados, ficaram feridas no tiroteio pelo menos 19 pessoas. A polícia anda à procura dos criminosos.

Como parece, apenas por uma casualidade feliz, o tiroteio não fez vítimas mortais. Segundo os dados da polícia, na noite de domingo, a lista de feridos continha 19 pessoas: 10 homens, 7 mulheres e duas crianças – um menino e uma menina de 10 anos.
Conforme comunicaram médicos, umas pessoas foram baleadas, outras receberam ferimentos de raspão e algumas ficaram traumatizadas em resultado do pânico. A maioria dos feridos sente-se bem, duas pessoas foram sujeitas a uma cirurgia e encontram-se numa unidade de terapia intensa.
A tragédia ocorreu domingo à tarde num bairro pobre de Nova Orleans. Cada ano, habitantes locais organizam uma pequena parada que comemora o Dia das Mães. Neste ano, segundo diferentes dados, no local estavam cerca de 400 pessoas. Os tiros foram dados no auge da festa, dizem testemunhas oculares:
“A minha família assistiu ao desfile. De repente, todos pararam e começaram a fugir para diferentes lados, gritando. Não entendíamos o que aconteceu e só depois ouvimos tiros. Ouvi falar que foram crianças feridas. O que acontece? Quem podia fazer isso com crianças no Dia das Mães?”
“Estive em casa. Abri a porta e vi dois homens feridos na entrada. Eu e minha filha ajudamos a eles na medida do possível. Penso que tenhamos salvado hoje a vida de alguém.”
Durante o desfile não foram tomadas quaisquer medidas sérias de segurança. A procissão foi acompanhada apenas por alguns policiais de ronda. Agentes da polícia e muitas testemunhas viram alguns homens a fugir do local, que são considerados principais suspeitos. O chefe da polícia local, Ronal Serpas, disse aos jornalistas:
“Supostamente, os tiros foram disparados de duas armas diferentes. Logo após o tiroteio, oficiais da polícia viram três homens a fugirem pela rua. Um dos suspeitos é um homem negro de 18-20 anos, de cabelo curto, vestindo uma camiseta branca e shorts azuis. Por enquanto não temos informações mais exatas e apelamos a que os habitantes nos comuniquem tudo que conhecem sobre o incidente.”
Os representantes do FMI classificam o acontecido como “violência de rua”, não vendo causas para ligar a tragédia ao terrorismo. Segundo uma versão, os responsáveis do tiroteio poderiam ser membros de um gangue local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário