sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dilma: Empresas brasileiras facilitarão acordos com Venezuela 10/05/2013


Em pronunciamento feito à imprensa na noite desta quinta-feira (9), no Palácio do Planalto em Brasília, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Brasil, Dilma Rousseff, anunciaram parcerias estratégicas entre as nações principalmente nas áreas de produção de alimentos, energia elétrica, petróleo, agricultura, desenvolvimento social e militar.

Por Vanessa Silva, da Redação do Vermelho


AFP
Dilma e Maduro Maduro foi recebido em Brasília pela presidente Dilma Rousseff
Em seu pronunciamento, Dilma ressaltou que as empresas públicas brasileiras que atuam no país, como Caixa Econômica Federal, Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) e Embrapa serão as facilitadoras destes acordos de cooperação. E ressaltou que, “apesar da crise [econômica mundial], o comércio entre os países superou 6 milhões de dólares em 2012” e se comprometeu a analisar a possibilidade de importar mais produtos da nação caribenha.

“No próximo semestre, o Mercosul viverá um momento histórico. Primeira vez um país ao norte do Brasil ocupará a presidência pró-tempore do bloco. Isso significa um novo momento que beneficiará o nordeste e norte do Brasil e o sul da Venezuela”, destacou a mandatária que também destacou a importância de se fortalecer a integração cultural entre os países.

Sobre a integração latino-americana, Dilma reafirmou que a América Latina “é um continente de paz, sem armas nucleares e com capacidade de solucionar nossos próprios problemas. Nossos países estão mostrando que estamos caminhando para uma sociedade multipolar sem ingerências externas. O Brasil e a Venezuela têm um papel protagonista nesta região” e concluiu agradecendo o apoio que a Venezuela deu à candidatura do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Seguiremos neste caminho de unidade”

Em sua fala, Maduro fez uma pequena introdução para esclarecer o processo de auditoria das eleições realizadas no último dia 14 de abril, e mencionou a grande quantidade de consultas feitas à população do país que em 14 anos realizou 16 eleições.

O tema alimentar teve destaque no pronunciamento do presidente venezuelano: “pedimos apoio ao Brasil para o desenvolvimento de uma revolução agroalimentar na Venezuela. Queremos produzir todos os alimentos que consumismos e nos transformar em um exportador”. Lembrou também os problemas de abastecimento que vive o país.

O mandatário concluiu exaltando o processo de integração que vive o continente. Processo este iniciado pelos ex-presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Néstor Kirchner (Argentina) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil). “Temos muito apreço, carinho pelo Brasil. Estávamos de costas um para o outro. O Brasil para nós era samba, futebol e caipirinha. Chávez desfez todas as mentiras que se falava sobre o Brasil e hoje temos relações de irmandade verdadeira. Somos mais que companheiros, somos irmãos de uma causa e nos comprometemos aqui a seguir este caminho de unidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário