quarta-feira, 8 de maio de 2013

O nó górdio do multiculturalismo europeu 08/05/2013

Voz da Rússia





imigração

EPA

Os britânicos estão a abandonar cada vez mais as zonas habitadas maioritariamente por imigrantes e outras minorias étnicas. Dentro de 30 a 50 anos nada restará da Europa atual.

A política de multiculturalismo europeu está atravessar tempos difíceis e se transformou num nó górdio, constatam peritos de todo o mundo. Isso também foi reconhecido abertamente tanto pela chanceler federal da Alemanha Angela Merkel, como pelo primeiro-ministro britânico David Cameron.
Também a França está a viver um quadro sem precedentes, onde há dias teve início um processo judicial envolvendo atitudes racistas contra um branco.
É evidente que o grau de tensão nos países da União Europeia está a aumentar de ano para ano e já está próximo do grau de ebulição, é a opinião do politólogo Serguei Mikheev:
“Se torna completamente evidente que a política do multiculturalismo europeu fracassou. Isso não aconteceu hoje, nem terá acontecido ontem. Mas, em geral, todas as ilusões ingénuas dos europeus estão se desmoronando contra o cinismo da realidade. Na prática, as vagas de imigrantes, especialmente do Oriente, não se adaptam à sociedade ocidental e, sobretudo, não tencionam se adaptar. Eles se aproveitam com todo o gosto das possibilidades materiais que a sociedade de acolhimento lhes proporciona, mas querem viver segundo as suas próprias regras. Apesar disso, vivem de fato numa lógica de luta por um lugar ao sol.”
Dessa forma, tem lugar uma seleção natural: o concorrente mais forte elimina o mais fraco. É evidente que hoje os europeus parecem muito mais vulneráveis no meio dos imigrantes.
Existe uma opinião, segundo a qual a solução desse problema pode seguir dois caminhos: reconhecer o fracasso da política do multiculturalismo ou regressar à construção de uma identidade europeia mais rigorosa. A grande questão é até que ponto estará a Europa preparada para isso.
Também os EUA se revelaram impreparados para esse desenvolvimento da situação, como o demonstra o último atentado terrorista de Boston.
O autor do polêmico livro sobre a problemática do multiculturalismo Thilo Sarrazin apelou ao fim da “expansão demográfica dos que vêm de fora”. Ele declarou: “Eu nem sequer sou obrigado a tolerar alguém que vive à conta do Estado, que nega esse Estado, que não se preocupa com a educação dos seus filhos e que está constantemente a produzir pequenas “meninas com lenços”.
Certamente que, até uma certa altura, os mecanismos de integração europeus funcionaram com sucesso, mas hoje o pêndulo começou a pender para o outro lado. Segundo as previsões dos peritos, se esses processos continuarem a se desenvolver com a mesma velocidade, dentro de 30 a 50 anos nada restará da Europa atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário