sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Brasil assina acordo para cooperar com alimentação escolar na África 16/08/2013


Presidente da FAO, José Graziano, assina acordo com Fundo para levar experiência brasileira na área a países africanos

O diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), José Graziano da Silva, assina nesta sexta-feira (16/08) um acordo para compartilhar a experiência brasileira em programas de alimentação escolar com a África. A cooperação será firmada com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação), com o qual o organismo já tem acerto semelhante para cooperação com países da América Latina.

O programa nacional de alimentação escolar é totalmente financiado e administrado pelo governo federal. Ele garante refeições na escola a cerca de 45 milhões de crianças todos os dias no país, durante sua permanência no colégio, desde o ensino infantil até o ensino médio e de jovens e adultos. Integrados à iniciativa, também agricultores familiares, aqueles de pequeno porte, fornecem alimentos para a merenda escolar consumida nas escolas públicas do Brasil.

O presidente da FAO começou a cumprir agenda no Brasil nesta quinta-feira (15/08), em uma programação que incluiu encontros no Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério do Meio Ambiente. Ele também visitou o centro do Programa Mundial de Alimentos. Nesta sexta-feira, ele ainda terá reuniões no Ministério da Pesca e Aquicultura, além do Itamaraty.

Na noite desta quinta-feira, Graziano assina acordo com a Fundação Banco do Brasil para cooperação técnica na área agroalimentar. O objetivo, segundo material divulgado pela FAO, é promover ações de assessoramento técnico, capacitação e intercâmbio de informações e conhecimentos relacionados ao abastecimento agroalimentar no Brasil. Segundo a FAO, o fortalecimento da cooperação sul-sul por meio de troca de experiências, para o combate à fome e à miséria, é tema central da visita do presidente do organismo ao Brasil.

Segundo nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o ministro da pasta, Pepe Vargas, conversou com Graziano sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo Brasil para o meio rural, em especial para a agricultura familiar. Eles falaram sobre o papel do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na implementação das políticas. Também foram tema da conversa outros assuntos relacionados à terra, água, floresta e programas, leis e políticas voltados a eles.

“A FAO trabalha muito ligada às temáticas do MDA, como a regularização fundiária da agricultura familiar e a promoção das organizações da sociedade civil. Então, toda a vez que venho a Brasília, faço questão de vir ao MDA e atualizar as atividades que temos em conjunto”, disse José Graziano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário