quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Recife lidera processos de corrupção em Pernambuco 07/08/2013

PE247- Pernambuco está entre os dez estados com o maior número de processos ligados a crimes de corrupção em todo o país. De acordo com dados da Corregedoria do tribunal de Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), correm nas comarcas estaduais 3.490 ações referentes a crimes praticados contra a administração pública – todas movidas até 2011. Deste total, apenas 24,92% foram julgadas. Segundo levantamento feito pelo Diario de Pernambuco, as cidades que apresentam os maiores números de processos por improbidade administrativa são a capital, Recife, e Flores uma pequena cidade do Sertão pernambucano. O ranking nacional de processos de corrupção é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Os dados tem como base o cumprimento da chamada Meta 18, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa melhorar a imagem do Poder Judiciário e julgar, até o final deste exercício, os crimes ligados à administração pública, distribuídas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal e aos tribunais estaduais.
Até o momento, Pernambuco vem apresentando um resultado aquém do esperado pelo CNJ no que diz respeito ao cumprimento da Meta 18 e ocupa a 22ª posição dentre os 27 estados brasileiros no que diz respeito ao julgamento dos processos, segundo dados divulgados em 29 julho pelo CNJ. A Corregedoria do TJPE, entretanto diz que Pernambuco foi o único a atualizar as informações neste último dia 6, e que já julgou 870 processos, o que coloca o Estado na 11ª posição no ranking nacional. Até o momento, foram julgados 870 processos, sendo 667 por diferentes tipos de crime contra a administração pública e a ordem tributária e outros 203 ações por improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário