terça-feira, 6 de agosto de 2013

Supercomputador conseguiu realizar 1% do trabalho de um cérebro humano 0y6/08/2013

Um projeto de investigação conduzido por cientistas alemães e japoneses conseguiu, recorrendo ao Supercomputador K, realizar 1% do trabalho de um cérebro humano. Segundo os especialistas, estima-se que no decorrer da próxima década se consiga simular perto de 100% do funcionamento do órgão.
Na foto: Supercomputador K.
Um projeto de investigação conduzido por cientistas alemães e japoneses conseguiu fazer com que a ciência se aproximasse um pouco mais da compreensão do cérebro humano.
Recorrendo à utilização do Supercomputador K, foi realizada uma simulação do funcionamento do órgão mais desconhecido do corpo humano.
Para que isso se tenha tornado possível, foi utilizado o sistema NEST e estruturas de dados exclusivamente feitas para a investigação. Para além disso, este supercomputador conseguiu simular o funcionamento de neurónios e sinapses, tal como acontece em cérebros orgânicos.
Em quarenta minutos o Supercomputador K conseguiu simular um segundo de funcionamento do cérebro de um ser humano médio. Isso significa, que o teste alcançou a taxa de 1,73 bilhões de neurônios e 10,4 triliões de sinapses, marcas que equivalem a apenas 1% do funcionamento do órgão.
O resultado pode ser entendido como baixo, mas os cientistas responsáveis pelo projeto vêm neste sucesso um marco na história da neurociência.
A máquina será utilizada para auxiliar o Projeto Cérebro Humano, que pretende utilizar estes computadores para estudar o funcionamento do cérebro e criar tratamentos para doenças como o Parkinson.
Markus Diesmann da Universidade de Julich, na Alemanha, afirmou que este resultado só foi possível por utilizarem um computador de escala peta (que conta com 1 petabyte de memória principal).
Estima-se que na próxima década, a geração de supercomputadores exa (com 1 exabyte de memória) possam aproximar os resultados para perto de 100% do funcionamento de um cérebro orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário