O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, destacou o Brasil como um dos  mercados mais promissores para a empresa, ao lado de Rússia e países do  Oriente Médio. Segundo Cook, as vendas brasileiras de produtos da Apple  aumentaram 118% no ano. No entanto, o executivo não revelou os números  absolutos. 
O segundo país em receita para a companhia hoje, depois dos Estados  Unidos, é a China, com faturamento de US$ 4,5 bilhões no quarto  trimestre. 
"Vemos que países que historicamente não tinham demanda forte, hoje já  representam oportunidades significativas para a empresa. Estamos  entusiasmados com as possibilidades de explorarmos os produtos que  temos", afirmou Cook na conferência de apresentação de resultados. 
A empresa encerrou seu ano fiscal de 2011, em setembro, com faturamento  de US$ 108 bilhões, alta de 66% ante 2010. O lucro no período foi de US$  25,9 bilhões, crescimento de 85%. 
No quarto trimestre, o faturamento foi de US$ 28,2 bilhões. O lucro de  US$ 6,62 bilhões --US$ 7,05 por ação-- ficou ligeiramente abaixo da  expectativa dos especialistas, que previam US$ 7,39 por papel. 
As vendas de iPhone também desapontaram no período. Foram 17,07 milhões  de aparelhos, queda de 16% sobre o trimestre anterior. Na comparação  anual, houve elevação de 21%. 
Após a divulgação dos resultados, as ações da Apple chegaram a cair 7%,  como reflexo dos resultados negativos em iPhones e pagamento de  dividendos. 
NOVO IPHONE 
A empresa mostrou otimismo em relação ao iPhone 4S, cujas vendas  começaram na última sexta-feira (14). No fim de semana da estreia nas  lojas, consumidores compraram 4 milhões de aparelhos. 
No entanto, Tim Cook não conseguiu prever quando a oferta de aparelhos  será suficiente para atender a demanda. Há trimestres celulares da Apple  faltam nas prateleiras de diversos países. 
"Estamos confiantes que vamos ter grande fornecimento, mas não quero  prever quando chegaremos a um equilíbrio de oferta e demanda porque a  procura está especialmente grande agora", afirmou. 
No quarto trimestre foram vendidos ainda 11,12 milhões de iPads, mais  que o dobro de 2011. A companhia também comercializou 4,89 milhões de  Macs e 6,62 milhões de iPods. 
TABLETS 
Cook destacou ainda seu otimismo em relação ao mercado de tablets. 
"Acredito que há espaço para um mercado [de tablets] ainda maior do que o  existente para computadores. Não tenho previsões, mas é algo que  acredito fortemente", disse. 
Durante a conferência com analistas, o executivo reforçou o compromisso  da empresa em continuar inovando em produtos como softwares e hardwares e  agradeceu as manifestações de consumidores e do mercado após a morte de  Steve Jobs, há duas semanas. 
"O espírito dele será para sempre a base para a Apple e estamos  comprometidos a continuar o trabalho maravilhoso que ele amava tanto",  disse.
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