Enviado por luisnassif,
DA AFP
HARARE, Zimbábue, 27 Out 2011 (AFP) -O Brasil concedeu para o Zimbábue um empréstimo de 300 milhões de dólares para apoiar seu programa que visa a aumentar a produção de alimentos na África, informou a imprensa estatal nesta quinta-feira.
"O programa 'Mais Alimentos para a África' é importante para o país, que também enfrenta alguns desafios na obtenção de linhas de crédito para apoiar o setor da agricultura", declarou o primeiro-ministro zimbabuano da Agricultura, Joseph Made, falando ao jornal The Herald .
O jornal disse que os termos do empréstimo não foram revelados.
O Zimbábue iniciou uma reforma agrária controversa em 2000, desapropriando de forma violenta 4.000 fazendas de proprietários brancos para reocupá-las com negros. Desde então o país tem enfrentado escassez crônica de alimentos.
O presidente Robert Mugabe, que liderou a reforma agrária, atribuiu a culpa da situação às secas e à falta de suprimentos agrícolas.
No entanto, especialistas advertem que as fazendas que foram desapropriadas agora estão sendo subutilizadas e que muitos dos novos proprietários não possuem as habilidades agrícolas necessárias.
Zimbábue precisa de 2,2 milhões de toneladas de milho para alimentar-se, mas, de acordo com projeções do governo, apenas 1,7 milhões de toneladas foram colhidas este ano, com o restante sendo completadas através de importações
Nenhum comentário:
Postar um comentário