Aproximadamente 50 ativistas do movimento Occupy Wall Street foram presos na madrugada deste domingo (01) em Nova York após enfrentamentos com a polícia. A razão do confronto, conforme a polícia, foi a nova ocupação da praça Zucotti que estava protegida por barricadas desde a primeira desocupação do local em novembro.
“As pessoas estavam fartas das barricadas na praça e decidimos ocupá-la de novo para passar a noite de ano novo ali”, afirmou Jason Amadi, porta-voz do movimento.
O movimento Occupy Wall Street começou em setembro em Nova York, e se espalhou por várias cidades do país. Os manifestantes mantiveram acampamentos durante mais de dois meses para protestar contra os excessos e a falta de regulação do sistema financeiro.
O Departamento de Polícia, que se recusou a confirmar o número exato de detenções durante a madrugada, informou que um de seus agentes foi agredido com tesouras por um manifestante e teve que ser levado a um hospital.
Convocadas pelo movimento, mais de 500 pessoas chegaram à praça Zucotti por volta de 22h do sábado, onde levantaram as barricadas instaladas há semanas pela Polícia. Segundo Amadi, os agentes responderam jogando gás de pimenta e com a prisão de várias pessoas. Após o incidente, os manifestantes continuaram esperando a chegada do ano novo no interior da praça e se deslocaram para o bairro do Soho, onde os enfrentamentos com a polícia prosseguiram.
Com informações da Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário