O Estado de S.Paulo
Nos últimos quatro anos, o Nordeste foi a região do País que registrou o maior crescimento na procura por crédito, apesar de o Sudeste continuar na liderança, aponta o estudo da Serasa Experian. Em 2008, a população do Nordeste respondia por 19,3% do total de consultas por financiamentos e, neste ano, a participação da região alcançou 22,4%, com elevação de 3,1 pontos porcentuais.Na análise de Luiz Rabi, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian e responsável pelo estudo, o próprio dinamismo do Nordeste, com o Produto Interno Bruto (PIB) da região crescendo acima da média nacional, explica esse movimento. "Todos os dados de produção industrial e de vendas do varejo do Nordeste crescem mais do que a média nacional", observa o economista. Ele acrescenta que os dois grupos que registraram as maiores expansões na procura por crédito no período, a Periferia Jovem e o Brasil Rural, têm forte presença no Nordeste.
Já a procura por crédito no Sudeste encolheu nos últimos quatro anos. Em 2008 a região respondeu por mais da metade das consultas (51,8%) e no primeiro trimestre deste ano por 46,8%. A queda foi de cinco pontos porcentuais no período.
Pelo critério de idade de quem busca crédito, o estudo mostra que houve crescimento entre a população jovem, com até 30 anos. Entre os que têm de 30 a 40 anos, a demanda por crédito ficou estável no período. O recuo na procura por financiamentos ficou concentrado entre a população mais velha, entre 41e mais de 60 anos de idade.
De acordo com o estudo, os jovens, com até 30 anos de idade, têm mais representatividade em consórcios (44%), financiamento de veículos e leasing (40,7%) e cartão de crédito (35,8%). Já os mais velhos, com mais de 40 anos de idade, procuram financiamentos em bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa jurídica (53,9%)e em bancos e financeiras de montadoras (49,7%). / M.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário