terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Paineis de geração de energia fotovoltaica na ilha de Fernando de Noronha 03/01/2012

Paineis de geração de energia fotovoltaica serão instalados em área do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo na ilha de Fernando de Noronha

A demanda de energia na ilha de Fernando de Noronha é atendida atualmente por uma usina termelétrica. Só no ano passado, gastou-se 3,8 milhões de litros de diesel. Para solucionar esse problema, foi assinado um convênio (26/12) entre o Comando da Aeronáutica, representado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), que prevê a diminuição em até 10% do consumo anual do combustível naquela área.
A CELPE e o DECEA vão implementar na Ilha o projeto chamado “Geração de Energia Solar Fotovoltaica”, na área do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), subordinado ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
O convênio foi assinado pelo Diretor-Presidente da CELPE, Luiz Antônio Ciarline, pelo Diretor-Presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, e pelo representante do DECEA, Coronel Aviador João Batista de Oliveira Xavier, Comandante do CINDACTA III.
O Grupo Neoenergia, por meio da CELPE, vai implantar os paineis de geração de energia solar fotovoltaica, ligado diretamente à rede elétrica do DTCEA-FN, indo ao encontro dos interesses do DECEA em fomentar o uso de energias renováveis. O sistema vai gerar 400kWp com expectativa anual de 600 MWh, ou seja, cerca de 6% do consumo da Ilha.

Os bens tangíveis gerados por conta do convênio, após a implementação e início da operação, serão doados à União, e o DECEA será responsável pela sua operação, manutenção e conservação do sistema solar fotovoltaico.
A área do DTCEA-FN, onde serão instalados os paineis, é de aproximadamente seis mil metros quadrados, bem próximo à vila habitacional e de fácil acesso e visibilidade.

A parceria com a CELPE é importante para o CINDACTA III, já que envolve o início do processo de mudança da matriz energética da Ilha de Fernando de Noronha. “O CINDACTA III valoriza a consciência socioambiental em sua área de responsabilidade, como é o caso do DTCEA-FN”, afirmou o Coronel Aviador Xavier.
Foto: Luiz Perez/DECEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário