A Petrobras assinou nesta quinta-feira contrato com a empresa Tanker Pacific Offshore Terminals para a construção de uma unidade para armazenamento e transferência de petróleo. A unidade será o primeiro terminal oceânico da empresa.
O terminal, do tipo FSO (flutuação, armazenamento e transferência, na sigla em inglês), será construído a partir do casco de um navio-tanque já existente, com capacidade de armazenamento de 339 milhões de litros (339 mil metros cúbicos).
Em nota, a Petrobras frisou que a contratação do FSO é uma das etapas mais importantes do projeto de implantação da Uote (Unidade Offshore de Transferência e Exportação).
"A Uote é uma solução de logística inovadora para suporte ao desenvolvimento do pré-sal, na medida em que facilita o escoamento da produção de petróleo para exportação e para as refinarias que estão sendo construídas no Nordeste sem a necessidade de transbordo em terminais terrestres", diz a nota divulgada pela estatal, acrescentando que a unidade terá capacidade de armazenar 2 milhões de barris de petróleo.
A estrutura, instalada a 80 quilômetros de Macaé, no Norte Fluminense, contará com o FSO, conectado a um sistema submarino e duas monoboias, permitindo operar simultaneamente com um conjunto de até três navios vindos de plataformas de produção ou recebendo petróleo para exportar.
O trabalho de conversão do navio em FSO deverá durar 18 meses. O prazo contratual é de 25 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário