sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Moody’s coloca em revisão negativa nota de 114 bancos europeus" 16.02.12



A Moody's Investors Service colocou os ratings de 114 instituições financeiras em 16 países europeus em revisão para possível rebaixamento, citando pressões resultantes de um ambiente operacional difícil, a deterioração da qualidade de crédito de emissores soberanos da região e dificuldades nos mercados de capital. Segundo a Moody's, foram colocados em revisão para possível rebaixamento os ratings de crédito de 99 instituições, os ratings da dívida de longo prazo e de depósitos de 109 instituições e os ratings da dívida de curto prazo de 66 instituições.O país com o maior número de bancos colocados em revisão é a Itália, com 24, seguida por Espanha, com 21, França, com 10 e o Reino Unido com nove. Também focam colocados em revisão os ratings de sete bancos sediados na Alemanha, oito na Áustria, oito na Dinamarca, seis na Holanda, seis em Portugal, quatro na Eslovênia, cinco na Suécia e dois na Suíça. Bélgica, Finlândia, Luxemburgo e Noruega tiveram um banco com rating colocado em revisão negativa.
O anúncio da Moody's foi feito dois dias depois de a agência rebaixar os ratings de crédito soberano de seis países europeus e advertir que Áustria, França e Reino Unido poderão ter seus ratings rebaixados.
Segundo a Moody's, o ambiente operacional para os bancos está difícil na Europa, por causa da turbulência nos mercados e da deterioração e da incerteza na perspectiva econômica; em vários países, a diminuição da qualidade de crédito do soberano está exacerbando esses desafios.A agência também disse que os rebaixamentos de ratings soberanos anunciados na segunda-feira têm implicação direta para muitos bancos na Itália, na Espanha e em Portugal; esses bancos estão vulneráveis ao enfraquecimento da qualidade de crédito de seus respectivos governos, ao mesmo tempo que alguns bancos têm exposição significativa à dívida dos governos.

As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário