Sistema russo de defesa antiaérea Buk-M2 comprado pela Síria
De 2007 a 2011, as importações sírias de armas aumentaram 580% contra o anterior período homólogo, informa o relatório do Instituto Internacional de Estudos Globais de Estocolmo.
A Rússia representa 73% na origem das armas compradas pela Síria nos últimos cinco anos. Em 2011 a Rússia continuou vendendo a Damasco sistemas de defesa antiaérea Buk-M2 e mísseis de defesa costeira Bastion-P, assim como recebeu uma encomenda para exportação de 36 aviões-escola e de combate Yak-130 no valor de $550 milhões. Para além disso, a Rússia deve cumprir o contrato para fornecimento à Síria de 25 caças MIG-29.
MIG-29 divulgação
Os sistemas de defesa antiaérea e os mísseis de defesa costeira, ainda que não sejam para já utilizados pelas unidades governamentais, reforçaram a capacidade de combate do país para a eventualidade de uma intervenção militar estrangeira.
Nos últimos cinco anos, a Rússia subiu da 60ª para o 33ª posição na classificação dos maiores importadores de armamento no mundo. Na lista dos principais fornecedores da Síria, a Rússia é seguida da Bielorrússia com 19% e do Irã com 9%.
Voz da Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário