CIDADE DE GAZA – Cinco dias após o cessar-fogo de um conflito que deixou pelo menos 175 pessoas mortas, os moradores da Faixa de Gaza fizeram um agradecimento público ao Irã pela ajuda no enfrentamento com Israel. Mísseis iranianos Fajr 5 foram lançados de Gaza a Jerusalém e Tel Aviv. Ninguém ficou ferido nos ataques.
Pelo menos três cartazes com desenhos de foguetes e os dizeres "Obrigada, Irã", em árabe, inglês e farsi, o idioma iraniano, podiam sem vistos em cruzamentos importantes em Gaza nesta terça-feira. É a primeira vez que um reconhecimento público deste tipo é feito ao Irã pelo fornecimento de armas a militantes islâmicos.
Após o cessar-fogo, o líder do Hamas, Khaled Mashaal, agradeceu o Irã pelas armas fornecidas. Durante os oito dias de combates no último capítulo do conflito israelense-palestino, o porta-voz do Parlamento iraniano, Ali Larijani, disse o país estava "honrado" por ter fornecido ajuda militar a Gaza. Nesta terça-feira, um militante da Jihad Islámica afirmou ser natural mostrar gratidão pelo papel do Irã no conflito.
- Os foguetes iranianos impactaram Tel Aviv. Alcançaram Jerusalém. Por isso, era nosso dever agradecer a quem ajudou nosso povo. Temos boas relações com o Irã e essas relações se manterão enquanto o país apoie a resistência – disse Khader Habib.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário