Enviado por luisnassif
Por saviop
Isso
é bem sério... o twitter da Veja incitou os candidatos do ENEM a
fotografar os gabaritos e mandar para a revista. Como resultado, vários
foram desclassificados pelo MEC.
E o pior é que depois a própria Veja divulga em seu site como se não fosse com ela...
fonte:
http://consciencia.blog.br/2012/11/sugestao-do-tweet-da-revista-veja-esta-causando-desclassificacoes-de-vestibulandos-no-enem.html#.UJbQQ2_A_t8
A polêmica sobre os eliminados por compartilhar imagens do Enem
publicado em 4 de novembro de 2012 às 21:09
Nos dois dias, 65 estudantes são eliminados por postar imagens
Viomundo
Domingo, 04 de novembro de 2012 – 18:40
do site do MEC, via Maria Frô
por Paula Filizola
Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 4, segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado, 3, primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.
Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.
O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.
PS do Viomundo: Segundo a blogueira Conceição Oliveira, a Maria Frô, a revista Veja estimulou o compartilhamento de imagens do Enem via tweet, reproduzido no topo. Mas o tweet da revista não especificou que tipo de foto do Enem esperava dos candidatos. É fato que o site de Veja reproduziu fotos de dentro de locais de exames, capturadas do Instagram, ao noticiar que o MEC havia monitorado as redes sociais. É impossível determinar se os estudantes eliminados tiraram fotos estimulados pela mensagem de Veja. Abaixo, mensagens sobre a polêmica no twitter, reproduzidas do Universia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário