Do Estadão
Pacote contempla serviços de canalização de córregos com histórico de enchentes e construção de marginais
Adriana Ferraz e Diego Zanchetta
Com duas décadas de atraso, a Prefeitura de São Paulo vai tirar do
papel parte das obras de um novo plano viário para a zona sul, orçado em
R$ 1,8 bilhão. Dividido em duas fases, o pacote inicial, que inclui a
duplicação de algumas das mais congestionadas vias da capital, como
M'Boi Mirim e Carlos Caldeira Filho, deve custar R$ 1 bilhão.
O edital da licitação será publicado em fevereiro e representará a
primeira ação do prefeito Fernando Haddad (PT) para cumprir sua
principal promessa: o Arco do Futuro, uma lista de obras que promete
redesenhar o desenvolvimento da cidade.
O processo de pré-qualificação das
empresas interessadas teve início no dia 29 de dezembro, ainda na gestão
Gilberto Kassab (PSD). Prometido pelas últimas cinco administrações, o
plano virou prioridade para Haddad, que ordenou rapidez na contratação
das obras durante a transição dos governos.
O resultado dessa primeira triagem
sai no dia 5 de fevereiro. Em seguida, será publicado o edital. A
expectativa é de que os contratos sejam assinados no primeiro semestre -
desde que assegurados os recursos.
Além da duplicação de vias, o
pacote contempla serviços de canalização de córregos com histórico de
enchentes e construção de marginais, além de um anel viário no entorno
da Represa do Guarapiranga.
Na segunda fase, o prolongamento da
Marginal do Pinheiros, sentido Santo Amaro, poderá ser incluído no
pacote, assim como ampliações das Estradas de Itapecerica e do
Alvarenga. A Prefeitura não informou a data da segunda licitação.
Espera
Com histórico diário de lentidão, a Estrada do M’Boi
Mirim é um dos maiores gargalos de trânsito da cidade. De carro ou
ônibus, cruzar a via é um transtorno para moradores, que não raramente
preferem fazer o trajeto a pé nos horários de pico. A situação é a mesma
ao longo da Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, onde passageiros
esperam até 2 horas por vaga em lotação. A avenida corta 12 bairros,
onde moram cerca de 723 mil pessoas. As vias ganharão juntas 6,3
quilômetros extras.
Quem
mora no Morumbi também será beneficiado pela extensão da Avenida Carlos
Caldeira Filho, que termina na Giovanni Gronchi. Apesar de pleiteado
pelos moradores, o pacote deve encontrar resistência pela lista de
desapropriações, ainda não divulgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário