quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sem negociação, greve nacional dos bancários continua 02/10/2013

Vermelho


Mesmo com a pressão dos bancos, a greve dos bancários cresce a cada dia. Nesta terça-feira (1º/10), a greve nacional dos bancários completa 13 dias, demonstrando a força de mobilização da categoria. Ao todo, nos 26 estados e no Distrito Federal, a paralisação já atinge exatamente 10.882 agências e centros administrativos, apesar da intimidação da Polícia Militar, a pedido dos bancos.


 
Trabalhadores em greve.
Na última sexta-feira (27/9), haviam sido paralisadas 10.633 dependências. Em relação ao primeiro dia da greve, em 19 de setembro, quando foram fechadas 6.145 agências, houve um crescimento de 76,1%. "A intransigência dos banqueiros deixa os bancários cada vez mais indignados. Eles apresentaram a única proposta há 25 dias, repondo apenas a inflação e ignorando as demais reivindicações econômicas e sociais. E silenciaram diante da carta enviada na sexta-feira pelo Comando Nacional manifestando a disposição de negociar uma proposta que atenda às demandas da categoria", afirmou o cetebista Alex do Livramento, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.




Ao contrário de negociar e apresentar proposta decente aos bancários, os bancos seguem desrespeitando o direito de greve dos trabalhadores, pressionando para que cheguem mais cedo ou, no caso de a agência estar fechada, para que procurem uma unidade aberta para trabalhar.

De acordo com denúncia do Sindicato, foi o que aconteceu no Bradesco da Praça da República, em São Paulo, em que os gestores orientaram todos os funcionários a chegar às 6h30, para evitar o contato com os dirigentes sindicais. Apesar de fechada para atendimento ao público, os bancários que foram à unidade foram forçados a permanecer dentro da agência.

Duas empregadas do Santander estavam saindo da agência paralisada com a missão de encontrar outro local para trabalhar. “A greve é importante porque estamos lutando por nossos direitos, mas o ideal é que a gente fosse pra casa porque vamos ter que sair daqui e achar um lugar pra trabalhar de qualquer jeito”, disse uma delas. 

Passeata na Bahia

Os estados da Bahia e Sergipe alcançaram já a marca de 1.013 agências fechadas, com a expectativa de aumentar a cada dia. Número que representa 10% das unidades paradas em todo o país. Em quase todas as cidades, os trabalhadores estão de braços de cruzados.


 
 

Na base do Sindicato da Bahia, são 462 agências sem funcionar; de Vitória da Conquista, 69; de Feira de Santana, 33; de Ilhéus, 28; de Irecê, 37; de Jacobina, 28; de Jequié, 26; de Itabuna, 36; de Camaçari, 17; de Barreiras, 57; e de Juazeiro, 27. Um total de 820 agências fechadas na Bahia. Já em Sergipe, 189 unidades.  
 
Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (30), a categoria decidiu radicalizar ainda mais a greve, iniciada no último dia 19.

Nesta terça-feira, diretores do SBBA se reúnem com delegados sindicais para discutir a paralisação no Estado. O encontro acontece na entidade, nas Mercês. Na quarta-feira (02), às 18h30, no Ginásio de Esporte, Ladeira dos Aflitos, a categoria volta a se reunir em assembleia.

Quinta-feira (03), às 16h30, os bancários voltam a realizar uma grande passeata pelas ruas do Centro de Salvador. A participação dos trabalhadores é fundamental para pressionar os banqueiros e o governo a apresentarem uma proposta digna, com aumento real.

Em Sergipe, na capital, todas as agências do setor privado estão fechadas. No interior, estão fechadas 97% das agências dos bancos federais (BB, Caixa e BNB), ou seja, das 71 agências desse setor 69 aderiram à greve.

O Estado de Sergipe tem 213 agências de nove bancos: 177 (agências e postos) são do setor público (BB, Caixa, BNB, Banese) e 36 do setor privado (Itaú/Unibanco, Mercantil do Brasil, Bradesco, HSBC e Santander).

José Souza reafirma que a greve dos bancários não é apenas por reajuste salarial, é mais ampla. “A categoria tem denunciado as exigências por metas que estão adoecendo os trabalhadores dos bancos, as longas filas e a ausência de seguranças nas agências. As reivindicações são justas e os banqueiros tiveram lucros estratosféricos. Os patrões estão em plena condição de atender os itens da campanha salarial de 2013/2014”, afirma José Souza.

Em Vitória da Conquista, a base mantém o quadro elevado de adesão ao movimento com 71 unidades bancárias fechadas.

No Piauí, o sindicato avalia que o movimento grevista no Estado já alcançou 90% das agências e postos de atendimento. “Posso dizer que essa é a tendência mesmo o reabastecimento sendo promovido por terceirizados. O governo do Estado está pagando. Se normalmente, falta dinheiro nos caixas quando não estamos em greve, imagina agora”, conta representante da categoria.

Café da manhã
Em Cuiabá, para criticar a ganância dos banqueiros, os bancários fizeram um café da manhã, para ensinar os bancos a partilhar. Foram divididos para a população pães, bolos e frutas em sinal de partilha para demonstrar que é possível dividir.

A ação foi realizada em frente do Bradesco Centro e destacou que mesmo lucrando bilhões, os bancos como o Bradesco preferem desvalorizar os trabalhadores e desmobilizar as greves com interditos proibitórios. A greve nacional dos bancários soma 13 dias e ganha cada vez mais força em todo país.

Em Mato Grosso, aumenta o número de municípios que fazem parte do movimento de paralisação. Balanço do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso aponta 207 agências em greve nesta segunda-feira (30). O próximo balanço será divulgado na tarde de hoje (1º). Mesmo com interdito proibitório no Bradesco de Cuiabá, os bancários não se intimidaram e foram para rua em defesa de uma campanha nacional digna.

Os bancários comemoram mais uma negativa de pedido de interdito proibitório. Em sinal de desvalorização para com os trabalhadores, o HSBC de Cuiabá entrou com pedido de interdito e recebeu um "não" como resposta. O SEEB-MT também conquistou liminar onde impede que o Itaú de toda base proíba os bancários de lutar pelos seus direitos.

Em São Paulo
“A greve em São Paulo continua”, declarou o bancário Edson Oliveira, que participou, na tarde desta terça-feira (1º/10), da Assembleia da categoria realizada na Quadra dos Bancários.


Há quase duas semanas em greve os banqueiros não abriram negociação com os trabalhadores. “Este é o setor mais lucrativo do país e não nos oferecem nada”, exclamou Oliveira. 

De acordo com o dirigente os sindicatos continuam à frente das agências em grandes concentrações, ele informou que na próxima quinta-feira (3) os bancários protagonizarão uma caminhada em protesto num dos principais centros financeiros da cidade a Avenida Paulista a partir das 17 horas. 

A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860, o fim de metas abusivas e de assédio moral.

Fonte: Portal CTB com sindicatos

18 comentários:

  1. Bancarios tem direito de greve, e os meus direitos que dependo de uma agencia especifica da Caixa Economica para receber meu Auxilio Doença pela 1 vez não tenho cartão e só posso receber nesta agencia, to sem receber desde Agosto (referente a 21 dias de julho) só vejo noticias de como pagar suas contas, posso pensar em pagar minhas contas depois de conseguir receber senão como vou pagar as contas, fazer compras etc. Isto é Brasil !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui resolver essa situação junto ao ministério público. Consegui um mandado judicial, com o mandado fui a uma delegacia lá eles me mandaram uma viatura policial me acompanhar até o banco pra resolver já que tem funcionário pra esses tipos de caso. Ele me atendeu em menos de dois minutos.

      Excluir
  2. POR MIM QUERO QUE ESSES BANCARIOS SE FODA !! TA MAIS DO QUE NA HORA DE MANDA ESSES PALHAÇOS PRA RUA TA FAZENDO MUITA BADERNA JA NAO QUER TRABALHA POIS BEM TEM QUEM QUEIRA

    ResponderExcluir
  3. Estou desde o dia 20/09 tentando sacar o meu FGTS que ficou liberado a partir do dia 20, tenho uma filha de 3 meses que depende de mim, foras as dividas (água, luz e alimentação), quando vencer a validade da chave de segurança da CEF, quem vai pagar as minhas contas, só ouço a seguinte frase, não posso fazer nada, o senhor tem que esperar acabar a greve. Eu pergunto, quando? a atendente da CEF diz: só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai, um sindicato tem que lutar por sua categoria, os BANQUEIROS nesse pais é quem mais ganha dinheiro, toda vez que para qualquer serviço afeta a vida de muitas pessoas, mas se os BANQUEIROS tivessem negociado com os trabalhadores essa greve não teria acontecido e nos não estariamos vendo pessoas do povo reclamar porque não conseguem receber as coistas que tem direito como FUNDO DE GARANTIA E TODO TIPO DE AUXILIO QUE SÃO PAGOS PELA CAIXA, a culpa não é dos trabalhadores que ganham salários de miséria enquanto os BANQUEIROS mostram todos os anos que faturarão bilhões em LUCRO, lucro é depois de ter paga todos os salários e encargos trabalhista.Pense nisso ante de criticar uma categoria que esta lutando pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  5. entao se nao podemos criticar a categoria, abram as agencias, porque tem gente assim como eu que vai receber o beneficio do inss, so na boca do caixa (primeira vez) muito bonito seu discursso nel-diniz, mais nao condiz c/ a realidade.

    ResponderExcluir
  6. nel-diniz você tá babando ovo dos banqueiros mais você não tá pensando no pais de familia que precisa pagar suas contas ,os aposentados que tem de sacar os beneficio ,fgts,seguro desemprego etc;muitos deles vivem com menos de um salario minimo e vocês com piso salarial de 2.860 ainda querem mais, e o mal atendimento a mal vontade de atendimento de vocês como se estivermos pedindo favores bando de preguiçosos tanta gente precisando de emprego ,vai si lascar .kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro eu não estou babando nada, sou um trabalhador (Motorista de Ônibus) desempregado com fundo de garantia à receber, mas antes disso sou um trabalhador que luto pelos meus direitos, acho que a classe trabalhadora peca pelo egoísmo e quando alguem esta lutando para melhorar de vida ao inves de apoiar eu fico criticando, mas quando é comigo todos estão errados só eu estou certo, o certo era todos nós procurar o melhor para nós mesmo que por alguns instantes nos possamos prejudicar outros trabalhadores. Veja meu caso (Onibus) quando fazemos greve prejudicamos muita gente, mas se não for desse jeito os patrões comprão fazendas, empresas de aviação e nos trabalhadores ficamos com as migalhas, é por isso que o pobre se rala para ganhar R$ 700,00 é hora de ir a luta e deixar de ser egoísta.

      Excluir
  7. ja que o piso salarial de 2.860 eh pouco da a vaga pra quem quer trabalhar pois tem muita gente que daria tudo para estar no lugar de vcs.

    ResponderExcluir
  8. Rebanho de folgado da porra, eu sai da empresa precisando de dinheiro para pagar minhas contas e ja fazem 14 dias que não posso sacar o FGTS. vcs vão pagar minhas contas seus FDPS? VÃO PAGAR OS JUROS? VÃO TIRAR MEU NOME DOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO?? País inútil esse em que o seu povo se mata para pagar os impostos e ficam não mão de pessoas que não querem trabalhar!

    ResponderExcluir
  9. tenho um fgts para sacar e tenho uma negociaçao na caixa que vai vencer no dia09/10pois a chave tem validade.

    ResponderExcluir
  10. isso e uma vergonha para cidadao brasileiro que pg sua ct em dia

    ResponderExcluir
  11. Senhores, Agora pela manhã liguei na CEF da Avenida Brasil, e fui informando que os bancos reabrirão na Segunda-feira, espero que esta informação seja verdadeira. e Luis Claudio Rodrigues Pereira, segundo a atendente da CEF, caso a chave vença, na mesma hora a CEF fornecerá outra ou será usada a mesma.

    ResponderExcluir
  12. Quem estiver sendo prejudicado, procura entrar com uma ação judicial e arrancar um dinheiro deles, afinal, eles estão com o nosso dinheiro e sem, não podemos pagar nossas despesas básicas.

    ResponderExcluir
  13. isso é uma desgraça mesmo ,um bando de folgados olha só o que eles querem . Os trabalhadores reivindicam 11,93% de reajuste salarial (5% de aumento real, além da inflação projetada de 6,6%), PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 5.553,15 e vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio creche-babá no valor de R$ 678,00 ao mês para cada.o pobre do peão se fode o mes todo dá o sangue pra receber um salario minimo de 700.00 pegando no pesado trabalha de verdade derramando suor e olha que muitos tem estudo ,ai um bando de vagabundos preguiçosos que trabalha sentado ainda presta um péssimo atendimento aos cidadão ,dá a vaga a quem realmente precisa de um emprego ,agora tem pais de família que precisa sacar o seguro desemprego o fgts aposentadoria para alimentar seus filhos pagar conta etc; não tem como fazer poi tem atendimento que só pode ser feito na boca do caixa ,que porra alguém tem que tomar uma atitude ,bota está renca de desocupado no olho da rua e poe novos funcionário tem gente precisando de emprego ,meu carro não pude vender por causa desta maldita greve vai a porra carai .........

    ResponderExcluir
  14. A Caixa Econômica está atendendo de 9 às 12.00 para casos especiais. Só que isso não é divulgado. Só não atenderem chamem a polícia. No meu caso eu tinha um mandado judicial, que foi bem simples conseguir junto ao Ministério Público. Se o funcionário se negar a atender ele poderá ser preso e até ser exonerado do cargo. Procurem seus direitos!!!

    ResponderExcluir
  15. Gente eu estou grávida de quase 07 meses, e andei hoje, muito para achar uma agencia do BB, que estivesse funcionando, pois eu não tenho aquele, MALDITO CARTÃO DE BENEFICIO, para retirar o meu auxílio-doença, ninguém sabe me responder se as AGENCIAS DOS CORREIOS, fazem o saque normalmente desse benefício?

    ResponderExcluir
  16. TEM AGENCIA DOS CORREIOS QUE É PARCEIRO DO BANCO DO BRASIL.

    ResponderExcluir