segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar sobe 16,2% no 4º tri 13/01/2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 10:29 BRST

SÃO PAULO, 13 Jan (Reuters) - A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar subiu 16,2 por cento no quarto trimestre de 2013 sobre igual período de 2012, impulsionada pela Black Friday e com destaque para o comércio eletrônico e para a bandeira Assaí, de atacado de autosserviço.

Segundo desempenho trimestral de vendas divulgado nesta segunda-feira, a receita líquida consolidada do maior grupo varejista do país alcançou 16,89 bilhões de reais entre outubro e dezembro.

No Assaí, separadamente, o avanço foi de 37,7 por cento no trimestre na comparação anual, ante crescimento geral de 17,2 por cento do varejo alimentar.

Já a Nova Pontocom, e-commerce da divisão de móveis e eletrodomésticos do grupo -- a Via Varejo --, registrou aumento de 32,6 por cento na receita líquida do quarto trimestre.

O GPA lembrou que o desempenho consolidado foi favorecido pelo forte crescimento de vendas nas mesmas lojas, que considera os pontos abertos há pelo menos um ano. O avanço da receita bruta sob esse critério foi de 10,8 por cento no quarto trimestre.

No acumulado de 2013, as vendas nas mesmas lojas avançaram 9 por cento. Pontuando que o resultado superou a inflação medida pelo IPCA em 3 pontos percentuais, o GPA disse ter finalizado o ano "com um ótimo desempenho e crescimento de cada negócio".

Em 2013, a receita líquida consolidada do grupo subiu 13,7 por cento, a 57,73 bilhões de reais. A empresa abriu 128 novas lojas no ano passado, sendo 87 da divisão alimentar e 41 da Via Varejo. No último trimestre, somente, foram entregues 50 novas lojas.

VIA VAREJO

A Via Varejo, que reúne as bandeiras Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom, viu a receita líquida consolidada crescer 11,8 por cento no quarto trimestre, a 6,23 bilhões de reais, e 11,9 por cento no acumulado do ano, a 21,75 bilhões de reais.

De acordo com o GPA, o quarto trimestre foi beneficiado pela Black Friday no fim de novembro, com recorde histórico de vendas para a Via Varejo em um único dia, "além das ações de Natal e Dia das Crianças, que também contribuíram para o resultado".

O GPA acrescentou que em 2013 a Nova Pontocom cresceu acima do mercado, com sinais de ganhos em participação de mercado.

"Este desempenho foi impulsionado pela aceleração do crescimento ao longo do ano, especialmente a partir do terceiro trimestre, quando ganhos de eficiência em processos, investimentos estratégicos e avanços no nível de serviço se consolidaram", disse a companhia.

(Por Marcela Ayres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário