Este blogue não concorda com o Golpe. RESISTÊNCIA JÁ A morte da Marisa, não é diferente da morte dos milhares no Iraque, invadido, na Líbia destroçada, entre outros, as mãos são as mesmas, acrescentadas dos traidores locais.
domingo, 15 de maio de 2016
Entidades protestam contra fim do Ministério da Ciência e Tecnologia 15/05/2016
Com informações da Agência Brasil - 13/05/2016
As principais entidades científicas brasileiras manifestaram-se contra a medida do presidente interino, Michel Temer, de fundir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações.
Com a fusão, foi criado do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
"É grande a diferença de procedimentos, objetivos e missões desses dois ministérios," diz o documento, assinado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre várias outras instituições.
As entidades argumentam que, enquanto a agenda do extinto MCTI, "é baseada em critérios de mérito científico e tecnológico, com programas desenvolvidos e avaliados por comissões técnicas", os procedimentos do Ministério das Comunicações envolvem "relações políticas e práticas de gestão distantes da vida cotidiana" das pesquisas.
O documento diz também que as missões dos dois ministérios não são compatíveis, e que, enquanto as atividades de área das comunicações incluem concessões e fiscalização, as atividades do MCTI envolviam fomento a pesquisas, envolvimento de pesquisadores em redes multidisciplinares e interinstitucionais, estímulo à inovação tecnológica em empresas, além de ser responsável por duas dezenas de institutos de pesquisa.
"A junção dessas atividades díspares em um único ministério enfraqueceria o setor de ciência, tecnologia e inovação que, em outros países, ganha importância em uma economia mundial crescentemente baseada no conhecimento e é considerado o motor do desenvolvimento. Europa, Estados Unidos, China, Coreia do Sul são alguns exemplos de países que, em época de crise, aumentam os investimentos em P&D [pesquisa e desenvolvimento], pois consideram que essa é a melhor maneira de construir uma saída sustentável da crise", diz o texto.
Fundador do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, que foi ministro das Cidades no governo de Dilma Rousseff e era considerado aliado da presidente afastada, vai assumir a nova pasta formada por Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=entidades-protestam-contra-fim-ministerio-ciencia-tecnologia&id=010175160513
Nenhum comentário:
Postar um comentário