O Brasil anunciou nesta quinta-feira (15) que fornecerá 7,5 milhões de dólares para apoiar a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). Esta é a maior contribuição já feita por um país latino-americano ao organismo.
Na ocasião do comunicado, a embaixadora brasileira na Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ligia Maria Scherer, disse que “o Brasil está muito preocupado com a situação humanitária em Gaza” e que, por conta desse dilema, “a missão da UNRWA é essencial para atender às necessidades dos refugiados palestinos”.
O responsável da agência, Filippo Grandi, se disse “emocionado” com a contribuição do Brasil, destacando a “crescente influência global” que o país exerce. Grandi ressaltou ainda que a ajuda “não só proporciona apoio direto aos necessitados, mas demonstra que os refugiados seguem sendo uma preocupação global”.
A doação se destinará principalmente à distribuição de alimentos e de material educativo em Gaza. A cerimônia se deu na escola feminina preparatória do bairro de Rimal e contou com a participação de brasileiros residentes na faixa.
No ano passado, o Brasil contribuiu com a UNRWA no valor de 200 mil dólares para a manutenção de escolas e clínicas, pagamento de salários e distribuição de ajuda. Outros 500 mil dólares também foram destinados na época para assistência em Nahr al-Bared, um campo de refugiados palestinos no Líbano.
Com informações da EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário