Com a associação, a Azul Trip, holding que está sendo criada, se isola como terceira maior aérea nesse segmento
Glauber Gonçalves, da Agência Estado
Com a associação, a Azul Trip, holding que está sendo criada, se isola como terceira maior aérea nesse segmento, posição já sustentada pela Azul, porém com menor folga. A participação conjunta das duas é quase o triplo dos 4,98% da Avianca, quarta colocada quando desconsiderada a fatia individual da Webjet, adquirida pela Gol.
Sozinha, a Azul tinha 9,94% do segmento doméstico em abril, ante 4,29% da Trip. No anúncio do negócio, as companhias informaram que assinaram um acordo de investimento visando "combinar" as duas empresas. O presidente do Conselho de Administração da holding Azul Trip será o fundador da Azul, David Neeleman, que desempenha mesma função hoje em sua aérea.
Até a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Anac, a Azul e a Trip, assim como suas respectivas divisões de carga, Trip Cargo e Azul Cargo, continuarão operando independentemente suas frotas, cada uma com sua marca.
Da empresa que está sendo criada a partir da fusão das duas Azul terá uma fatia de cerca de 66% e a Trip ficará com aproximadamente 33%. De acordo com as aéreas, o negócio envolveu apenas troca de ações. A expectativa das duas empresas é faturar, conjuntamente, R$ 4,2 bilhões este ano.
O Conselho de Administração da holding Azul Trip S.A., que será criada, vai ser composto por dez membros. Quatro serão da Azul, incluindo o fundador da companhia, David Neeleman, três da Trip e outros três independentes. As aéreas preveem que fecharão 2012 com 15 milhões de passageiros transportados no ano.
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