Os Estados Unidos enviaram na sexta-feira (29) o navio de guerra USS Freedom à região do Pacífico no quadro da escalada de tensões na Península Coreana.
USS Freedom é um navio de pequeno porte de combate em litoral e está previsto que se somará por oito meses à 7ª Frota dos Estados Unidos no Oceano Pacífico.O envio desta embarcação foi feito depois que a República Popular Democrática da Coreia anunciou que seus sistemas de mísseis se encontram em estado de alerta para que possam atacar o território dos Estados Unidos, suas bases no Havaí e na ilha de Guam.
Mas os Estados Unidos dizem que o deslocamento do USS Freedom já estava planificado com antecedência e não guarda relação com a elevação das tensões na Península Coreana.
O navio tem capacidade de defesa antissubmarina e antissuperfície, assim como medidas contra minas e capacidade para efetuar deslocamentos humanitários. Em caso de operações militares, o USS Freedom pode conectar os efetivos terrestres, aéreos e marítimos.
Igualmente, os Estados Unidos, em outra ação provocadora enviou na quinta-feira (28) ao seu aliado, a Coreia do Sul, dois bombardeiros B-2 Spirit, capazes de descarregar bombas nucleares.
O secretário da Defesa estadunidense, Chuck Hagel, advertiu na quinta-feira que seu país está preparado para fazer frente a qualquer eventual ameaça da Coreia Popular.
A Península Coreana tem sido cenário do aumento da tensão desde que o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou uma resolução contra o governo de Pyongyang para puni-lo com novas sanções por ter realizado uma terceira prova nuclear, em 12 de fevereiro passado.
Hispan TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário