Do Uol
LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO
O National Intelligence Council (NIC), centro de estudos estratégicos
 da CIA, divulgou parcialmente o seu novo relatório quinquenal sobre as 
tendências globais (Global Trends) da 
política internacional. O relatório definitivo será entregue em novembro
 ao próximo presidente dos Estados Unidos. Mas os tópicos já divulgados 
são de bastante interesse. Vários institutos de estudos estratégicos, 
jornais europeus e a blogosfera comentaram o relatório.
Como observou o jornal parisiense “Le Monde”, a principal análise do 
relatório consiste em projetar as tendências para 2030 num contexto 
pós-americano. Nesta perspectiva o relatório traça um o cenário otimista
 e outro pessimista. O primeiro prevê uma perda de influência gradual 
dos Estados Unidos, num mundo em que a cooperação internacional se 
acentuaria e as crises políticas e econômicas seriam resolvidas, 
pacificamente e em boa ordem, pelas negociações multilaterais. No 
segundo cenário ocorreria uma “desintegração”. O declínio americano, 
seguido pela ascensão das potências asiáticas, daria lugar a um mundo 
fragmentado, no qual as instituições internacionais perderiam sua 
influência, e os riscos de conflitos armados aumentariam, principalmente
 na Ásia e no Oriente Médio.
Embora a notícia não tenha repercutido no Brasil, o país é citado em 
várias partes do novo relatório, nos textos preparatórios e nos 
comentários postados por especialistas.
A reforma do Conselho de Segurança da ONU é comentada pelo jurista 
William Burke-White, que foi professor da Universidade de Princeton e 
conselheiro do Departamento de Estado. Para ele, o apoio explícito dos 
EUA à Índia e o incentivo, menos explícito, ao Brasil, para a entrada 
dos dois países como membros permanentes do Conselho Segurança (CS), não
 teve ainda maiores consequências. Mas a reforma do CS parece ser 
inevitável.
Num outro texto, o mesmo autor escreve que o próximo CS contaria com o
 Brasil, China, Índia, Japão, Rússia, Estados Unidos, um ou mais países 
europeus, e um ou mais países africanos. A situação é mais complicada é a
 da Europa, onde a Inglaterra e a França já tem assento permanente no 
Conselho de Segurança (CS), e a Alemanha pleiteia o mesmo privilégio. 
Segundo Burke-White, quanto mais o tempo passa, mais as pretensões 
europeias parecem irrealistas. Parece improvável que ainda haja, em 
2030, dois assentos concedidos aos países europeus no CS.
Outros textos questionam o estatuto do Brasil, China, Índia e África 
do Sul como potências mundiais, dadas as contradições políticas e 
sociais existentes nestes países. A situação da China parece 
particularmente duvidosa. Dada às vulnerabilidades ligadas à sua 
evolução demográfica, à corrupção endêmica e à erosão da legitimidade do
 regime, a China pode conhecer sérios problemas num quadro de estagnação
 econômica. Neste caso, o cenário previsto é o de uma situação de 
hipernacionalismo, como no Japão e na Alemanha nos anos 1920-1930.
As análises mais detalhadas só serão conhecidas na publicação do 
relatório definitivo, depois das eleições presidenciais americanas. No 
entanto, há um dado comum na maioria dos cenários esboçados até agora: a
 hiperpotência americana não se perpetuará ao longo dos próximos anos.
Este blogue não concorda com o Golpe. RESISTÊNCIA JÁ A morte da Marisa, não é diferente da morte dos milhares no Iraque, invadido, na Líbia destroçada, entre outros, as mãos são as mesmas, acrescentadas dos traidores locais.
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