Foto: Divulgação
A perseguição recorde de brasileiros nos aeroportos da Espanha foi tema de um conflito diplomático por pelo menos três anos. Agora, a situação se inverteu e chegou a vez dos europeus serem submetidos às novas regras de imigração para entrar no nosso País
Nos últimos três anos, os brasileiros foram o grupo mais barrado no aeroporto de Barajas, em Madri, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da Espanha. A vinda em massa de brasileiros à Espanha chegou a provocar um conflito diplomático entre os dois países.
Além do grande número de deportados (535 em fevereiro de 2008), um incidente envolvendo professores universitários que participariam de um congresso e foram barrados provocou a intervenção do Itamaraty.
O governou adotou uma política de reciprocidade e as autoridades de imigração barraram 24 turistas espanhóis no que ficou conhecida como “a guerra das deportações”. O conflito diplomático terminou com um acordo político e um pedido de desculpas do ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba.
Outro caso com repercussão na imprensa foi o da brasileira Janaína Agostinho, que passou uma semana detida na sala de barrados do aeroporto de Barajas em março de 2008, impedida de visitar o noivo espanhol que a esperava no saguão.
E como o mundo dá voltas… com a forte crise econômica que atinge a Espanha e o Velho Continente, uma onda de espanhóis agora tem suplicado ao Brasil abrigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário