Segundo MDIC, Argentina foi o principal comprador de carros brasileiros.
Alexandro MartelloDo G1, em Brasília
As exportações de automóveis fabricados no Brasil cresceram 46% em 2013, para US$ 5,48 bilhões, novo recorde, segundo informou nesta quinta-feira (2) o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Daniel Godinho. Em 2012, as vendas externas de carros somaram US$ 3,72 bilhões.
Os dados contabilizam somentes as exportações de automóveis de passageiros, o que deixa de fora caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, diz o MDIC.
De acordo com Godinho, as exportações de automóveis, no ano passado, aconteceram principalmente para a Argentina -- que concentra disparada a maior parte das compras do produto brasileiro. "Temos um crescimento puxado pela Argentina. Estamos retomando um canal de diálogo com a equipe econômica da Argentina", declarou Godinho.
Ele lembrou, porém, que o acordo automotivo com a Argentina termina em junho de 2014, o que poderá impactar as exportações de automóveis neste ano, visto que o país vizinho enfrenta dificuldades econômicas e tem adotado, nos últimos meses, medidas para conter a saída de dólares de sua economia.
Desde julho de 2013, deixaram de vigorar as cotas do acordo automotivo e passou a valer o livre comércio, com limitações. No mês passado, a Argentina anunciou uma redução de até 27,5% nas importações de automóveis no primeiro trimestre deste ano com o objetivo de incentivar a produção nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário