Putin
Em uma atitude sem precedentes, o presidente russo Vladimir Putin qualificou o regime saudita de “terrorista”.
Putin prometeu retaliar o a Arábia Saudita em face aos atentados de Volgrogado e assegurou que “uma resposta não tardará”.
Para Putin, “os atentados suicidas de Volgrogado são idênticos aos que acontecem habitualmente no Iraque, Síria e Líbano”.
“Para identificar os autores desses atentados não há necessidade de mais tempo e a Rússia responderá a estes ataques proximamente. Nossa resposta será de tal envergadura que mudará a situação do Oriente Médio”, afirmou Putin.
As declarações sem precedentes de Putin acontecem em um momento em que os atentados terroristas de Volgrogado são atribuídos a Bandar Bin Sultan, o chefe da inteligência saudita.
Bin Sultan havia prometido ao presidente russo estimular atentados na Rússia, em setembro, caso a Rússia continuasse a apoiar a Síria.
Bin Sultan disse a Putin que iria fornecer apoio aos grupos rebeldes takfiris na Chechênia. Pouco depois, o chefe dos grupos takfiris no Cáucaso, Doku Omarov, afirmou que iria atcar os Jogos Olímpicos de Sochi, que acontecerão em fevereiro.
A Rússia escreveu um texto de uma resolução que qualifica a Arábia Saudita de “estado terrorista” e poderia apresenta-lo ao Conselho de Segurança da ONU.
*Colaborou Cássio Gehlen
Nenhum comentário:
Postar um comentário