quinta-feira, 1 de março de 2012

Petrobras bate recorde de fornecimento de gás natural em 2011 01/03/2012


DENISE LUNA
DO RIO
A Petrobras bateu no ano passado um novo recorde de fornecimento de gás natural ao mercado brasileiro, alcançando uma vazão anual média de 37 milhões de metros cúbicos por dia. O melhor resultado era de 2008, com 32,3 milhões de metros cúbicos fornecidos.
Segundo nota da companhia, em dezembro de 2011 também foram batidos outros recordes, mensal e diário, com média de entrega no último mês do ano de 42,4 milhões de metros cúbicos diários de gás natural e de 46,1 milhões no dia 23 do mesmo mês.
A Petrobras informou que o crescimento da produção se deveu à entrada em operação dos campos de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na bacia de Santos, e pelo início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo.
A empresa disse ainda que o começo do aproveitamento do gás natural extraído no campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos, que antes era queimado, ajudou a atingir o recorde.
"O expressivo crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, por meio do Plangás (Plano de Antecipação da Produção de Gás)."
O país importa ainda cerca de 31 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário