Foto: Hans Von Manteuffel/Divulgação
Embarcação é a primeira das 22 encomendas do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), braço da Petrobrás, e será entregue no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, depois de quase três anos em construção
O navio é a primeira das 22 encomendas de acordo com o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). O petroleiro João Cândido tem 274 metros e capacidade para transportar cerca de 1 milhão de barris de petróleo. Em seu teste de mar, percorreu quase 500 km entre Maceió (AL) e Natal (RN).
Durante a construção do petroleiro, o Estaleiro Atlântico Sul passou por sucessivos prejuízos, com dificuldades técnicas e operacionais, por conta da falta de mão de obra qualificada e da superdimensão do João Cândido. Em 2011, o EAS amargou um prejuízo de R$ 1,4 bilhão, enquanto que em 2010 conseguiu um lucro de R$ 1,6 milhão. Além disso, ocorreu o fim da sociedade com a empresa sul coreana, Samsung Heavy Industries (SHI), que tinha 6% de participação do empreendimento, vendida às empreiteiras Camargo Corrêa e Queiroz Galvão.
Estarão presentes na cerimônia de entrega os presidentes da Transpetro e da Petrobrás, Sérgio Machado e Maria das Graças Foster , respectivamente, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário