Unidade receberá US$ 25 milhões de investimentos e vai gerar 250 empregos. Inauguração está prevista para outubro de 2013
Notícia
publicada na edição de 23/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1
do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado
diariamente após as 12h.
Carlos Araújo
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br
Com a realização de terraplenagem (transporte, depósito e compactação de terras), a Embraer iniciou as obras de construção do seu novo Centro de Serviços para jatos executivos no aeroporto "Bertram Luiz Leupolz" de Sorocaba, localizado na avenida Santos Dumont. Os serviços começaram quatro meses após o anúncio dos investimentos de US$ 25 milhões na unidade, que vai gerar 250 empregos diretos. O cronograma de investimentos prevê a inauguração do Centro de Serviços para agosto a outubro de 2013.
Estas informações foram divulgadas ontem pela assessoria de imprensa da Embraer, que também publicou pela primeira vez a ilustração da maquete de como ficará o prédio. Serão 8 mil metros quadrados de área construída, numa área total de 20 mil metros quadrados. Haverá espaços para os serviços de manutenção de aviões e de aproximação e ligação com a pista de pousos e decolagens. Salas de reuniões e de descanso para os clientes e escritórios completarão a estrutura.
Contratações locais
Também por meio de sua assessoria de imprensa, a Embraer deixou claro que a composição dos empregos que a unidade vai gerar terá em sua maioria contratações locais. Entre os profissionais haverá engenheiros, técnicos e mecânicos aeronáuticos, o que corresponde a mão-de-obra altamente qualificada. Além de pessoal para funções paralelas como as de recepcionista. A unidade terá a possibilidade de atender ao mesmo tempo entre 40 e 50 jatos executivos. "Sorocaba vai superar qualquer expectativa dos nossos clientes, nós queremos que eles saiam super felizes de Sorocaba porque a Embraer vai oferecer o melhor serviço com a melhor estrutura possível", descreveu a empresa.
Para a Embraer, Sorocaba é a "bola da vez" em aviação executiva e o aeroporto local tem vocação para este segmento do mercado que se se constitui de jatos pertencentes a grandes corporações e empresários. Ser a "bola da vez", na análise da empresa, tem relação com as características que incluem a proximidade com São Paulo, a maior capital do país, a infraestrutura da cidade, a questão climática e a rodovia Castello Branco. O aeroporto "Bertram Luiz Leupolz" já tem os centros de serviços das empresas Bombardier, Dassaut Falcon e Gulfstream. E também conta com a Cessna e a Bechcraft, cujos serviços são feitos nas instalações da empresa Conal. Com a Embraer, esse conjunto de empresas compõe praticamente todas as fabricantes da aviação executiva com serviços em Sorocaba.
Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde tem sua sede, a Embraer ocupa 500 mil metros quadrados, dos quais 350 mil de área construída e ocupados por hangares destinados à fabricação de aviões. Na sede a empresa não houve espaço para implantar o centro de serviços e esta limitação foi um dos motivos que culminou com a decisão de destinar os investimentos para Sorocaba.
Dimensões continentais
Na avaliação da Embraer, o mercado de aviação executiva continua forte, apesar da crise internacional e retração da atividade industrial no Brasil. Segundo empresa, o Brasil se tornou o segundo mercado mais importante do mundo no segmento da aviação executiva, só perdendo para os Estados Unidos. Vários motivos explicam isso. Entre eles, o país tem dimensões continentais e nem todas as regiões são atendidas pela aviação comercial. É quando entra a aviação executiva para atender clientes que precisam se deslocar com rapidez para regiões não atendidas pela aviação comercial. Para essas necessidades, em vez de luxo, jato executivo é ferramenta de trabalho e de negócios. Um executivo da multinacional Toyota, por exemplo, certamente utilizará jato executivo para chegar a muitas regiões distantes no país em caso de necessidade.
Segundo dados da Embraer, atualmente, enquanto as companhias aéreas do Brasil atendem algo em torno de 130 cidades, a aviação executiva chega a atender 3.500 municípios - aproximadamente 75% dos 5.500 municípios do país. O crescimento econômico do Brasil também se deslocou do eixo Rio-São Paulo, gerando necessidades de comunicação com outros pontos e o acesso ágil é por via aérea. A Embraer é uma das maiores empresas do setor aeroespacial do mundo.
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