As prisões ocorreram após os manifestantes bloquearem pistas da ponte do Brooklyn em uma marcha que, de acordo com a polícia, não tinha autorização para ocorrer.
Um policial afirmou que as prisões ocorreram após as pessoas desobedecerem ordens para manterem-se na calçada para pedestres, sem invadir a pista para automóveis.
Testemunhas descreveram a cena na ponte como caótica, com um "mar de policiais" cercando os manifestantes usando uma tela laranja.
Alguns tentaram fugir assim que a polícia começou a algemar os participantes do protesto. Ao todo, foram necessários três ônibus para retirar os detidos da ponte, disseram os organizadores da marcha.
O protesto partiu do Zucotti Park, no centro de Manhattan, onde membros do grupo se comprometeram a passar o inverno.
Mario Tama/Getty Images/France Presse | ||
Polícia prende manifestantes que invadiram pista de automóveis durante protesto contra Wall Street em Nova York |
Os manifestantes protestavam contra execuções hipotecárias e desemprego --reflexos da crise de 2008--, além do que classificaram como tratamento injusto das minorias, incluindo os muçulmanos.
O documentarista Michael Moore e a atriz Susan Sarandon visitaram o acampamento para apoiar o movimento.
O grupo também ganhou apoio de uma federação de professores e do sindicato dos trabalhadores de transporte, que tem 38.000 membros.
Protestos semelhantes estão surgindo em outras cidades, incluindo Boston, Chicago e São Francisco.
WASHINGTON
Um grupo de ativistas se reuniu neste sábado em Washington para levar à capital americana os protestos contra Wall Street.
"Pedimos a detenção do presidente do Federal Reserve [Banco Central dos EUA], Ben Bernanke, por todo dinheiro que ele usou dos cidadãos para salvar os bancos", disse à Efe um veterano ativista que usou um codinome para se identificar.
As manifestações demonstram a insatisfação de grupos importantes para a reeleição de Barack Obama: jovens, minorias, sindicatos e mulheres.
Em São Francisco, centenas de pessoas também se uniram ao movimento, chamado de Occupy Wall Street, e protestaram em frente aos escritórios de uma filial do Chase Bank. Seis pessoas foram detidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário