O embaixador Fernando Abreu, do Ministério das Relações Exteriores, informou nesta quarta-feira (19), que o Brasil vai investir cerca de R$80 milhões em projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento na América do Sul, América Central e Caribe nos próximos três anos. O anúncio foi feito no seminário “Os desafios da política externa brasileira em um mundo em transição”, realizado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, esta semana.
Segundo ele, a maior demanda está nas áreas de agricultura, educação e programas de inclusão social. O embaixador disse ainda que o Brasil também possui cooperação na área de defesa. “Oficiais e suboficiais vêm ao Brasil para serem treinados em diversas áreas”, afirmou.
O embaixador disse também que o Brasil vai investir cerca de R$72 milhões na África, em projetos nas áreas de agricultura, saúde e formação profissional, também nos próximos três anos.
Para o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Helder Muteia, que também participou do evento, o Brasil tem grande responsabilidade no combate à fome no mundo.
Ele defendeu a transferência de tecnologia da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para outros países e destacou a importância de o Brasil apoiar a agricultura familiar. “70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro vem da agricultura familiar”, observou. Segundo Helder, a política pública do Brasil para o setor é modelo para o mundo.
Fonte: Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário