sábado, 22 de setembro de 2012

Ranking de marcas mostra valor e qualidade de empresas brasileiros 22/09/2012




O valor e a liderança do Brasil, quase absoluta na América Latina, com nada menos que 84% das marcas mais valiosas do continente, comprova não apenas o tamanho de nossa economia, mas também sua qualidade.

São rankings como estes que precisam ser analisados, levados emconta e contribuir para que os brasileiros, particularmente a mídia, percam de vez o chamado "complexo de vira lata" (sentirem-se inferiores ao que realmente somos como país e nação) de que falava o teatrólogo Nelson Rodrigues.

Sem bairrismo, sem ufanismo gratuito, temos o que comemorar. Temos uma economia valiosa, expressa nas marcas e não apenas no volume de vendas e no lucro. O Brasil é sério e acaba de demonstrar isso na qualidade e na imagem positiva de suas marcas.

Ao final, neste ranking, estas empresas expressam uma cultura e valores corporativos. Deixam de de ser apenas um negócio particular privado e passam a ser verdadeiras organizações sociais sem deixar, ao mesmo tempo, de serem empresas capitalistas.

Organizações sociais sem deixarem de ser empresas capitalistas

É isto. ranking levantado pela pela Brand Finance América Latina constata que o Brasil tem 84% das 150 marcas mais valiosas da América Latina e está muito à frente do 2º colocado, o México. Pelo estudo, das 10 marcas mais valiosas do continente, nove são brasileiras e apenas uma, mexicana. Das 20 primeiras, 18 são do Brasil.

Por este ranking, a marca continental mais valiosa é o Bradesco (R$ 31,9 bi de valor de marca). Completam as 10 primeiras posições Itaú (R$ 26,8 bi), Banco do Brasil (R$ 14,8 bi), Claro do México (R$ 11,6 bi), Santander do Brasil (R$ 11,4 bi), Petrobras (R$ 11,2 bi), Walmart (R$ 9,5 bi), Vivo (R$ 8,8 bi), Vale (R$ 8 bi) e Fiat (R$ 7,9 bi).

O presidente-executivo da Brand Finance, Gilson Nunes, diz que a presença de quatro bancos brasileiros entre os cinco primeiros colocados representa mais que o peso do setor bancário na economia. "Os bancos brasileiros demonstraram solidez e melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos", disse Nunes, em nota da Brand Financ.

Outros setores bem avaliados pela empresa especializada estão nos setores de varejo, alimentos, eletrônicos e automotivo. No transporte aéreo, Gol e TAM apresentaram um dos melhores resultados em valor de marca: a Gol atingiu R$ 3,3 bilhões em 2012 e avançou 26 posições (para a 34ª) e a TAM chegou a R$ 4,1 bi e saltou 25 posições (para a 28ª).

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