Do Olhar Digital
O maior gargalo da tecnologia atual é a bateria. Enquanto os recursos
de celulares, tablets e outros aparelhos estão ficando cada vez mais
potentes, a bateria não acompanha esta evolução continua sendo o
limitador destas funções. Mas isso pode estar mudando, com uma pesquisa
desenvolvida pelos cientistas da Universidade de Illinois em Urbana
Champaign.
A equipe, liderada pelo Professor William King, diz ter criado uma
nova forma de pensar em baterias. Eles dizem ter conseguido desenvolver
uma bateria de íon de lítio com 30 vezes mais capacidade e com recarga
1000 vezes mais rápida do que os concorrentes, conforme publicação na
revista científica Nature Communications.
Segundo King, "a bateria ficou para
trás em relação à tecnologia que alimenta", mas afirma que sua
microtecnologia "poderia mudar isso, já que agora a fonte de energia tem
alto desempenho como o resto do aparelho". Ele diz que o dispositivo é
tão poderoso que poderia ser utilizado até mesmo para fazer a chamada
"chupeta" em seu carro, caso a bateria dele descarregue.
O segredo para este "milagre" está na miniaturização dos componentes
tradicionais da bateria, o anodo e o cátodo. Com uma microestrutura em
3D, os pesquisadores dizem ter encontrado um novo modo de integrar estes
componentes em escala micro para fazer uma bateria com performance
superior.
Segundo King, a tecnologia pode
chegar aos consumidores entre um e dois anos. A primeira aplicação que
ele imagina, será substituir supercapacitores em rádios e eletrônicos.
Entretanto, não é difícil imaginar sua utilização em carros elétricos e
baterias solares.
http://www.nature.com/ncomms/journal/v4/n4/full/ncomms2747.html
High-power lithium ion microbatteries from interdigitated three-dimensional bicontinuous nanoporous electrodes
Abstract
High-performance miniature power sources could enable new
microelectronic systems. Here we report lithium ion microbatteries
having power densities up to 7.4 mW cm−2 μm−1, which equals or exceeds
that of the best supercapacitors, and which is 2,000 times higher than
that of other microbatteries. Our key insight is that the battery
microarchitecture can concurrently optimize ion and electron transport
for high-power delivery, realized here as a three-dimensional
bicontinuous interdigitated microelectrodes. The battery
microarchitecture affords trade-offs between power and energy density
that result in a high-performance power source, and which is scalable to
larger areas.
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