Foto: Divulgação
O Anonymous assumiu a autoria do ataque, que foi noticiado em tempo real pelo Twitter e deixou a página do Itaú Unibanco fora do ar por cerca de dez minutos na manhã desta segunda; grupo planeja derrubar páginas de mais bancos ao longo desta semana, que concentra as principais datas para pagamento
Por volta das 10 horas da manhã, os hackers anunciaram em sua página oficial no Twitter que fariam o ataque: “#OpWeeksPayment - ATENÇÃO MARUJOS: Primeiro alvo identificado! Abriremos fogo em 15 min. Já sinto o cheiro do estopim queimando! GO GO GO!”. E, ao conseguir derrubar a página oficial do banco, o grupo anunciou o feito em tempo real. “#OpWeeksPayment - ATENÇÃO MARUJOS: Alvo atingido! O @Itau está à deriva! TANGO DOWN!”.
O site ficou por volta de 10 minutos completamente sem oferecer acesso. O plano dos hackers era que a queda dos serviços durasse aproximadamente 12 horas, mas o Itaú Unibanco conseguiu reestabelecer o sistema em poucos minutos.
Pessoas envolvidas no ataque batizaram a ação, no Twitter, de #OpWeeksPayment, movimento que será realizado pelo Anonymous com o objetivo de alertar a população sobre a injustiça e a corrupção que predominam no Brasil. Esta semana foi escolhida por conter os principais dias para pagamento de salários.
Após o ataque, o grupo de hackers ainda comemorou a instabilidade do site do banco em seu perfil no microblog. “#OpWeeksPayment @Itau TANGO de apenas 6min? Tem certeza? Tenho dó de quem se arrisca a fazer transações eletrônicas no meio do fogo cruzado!”.
A ofensiva consiste em sobrecarregar o site, fazendo com que ele receba um grande número de acessos ao mesmo tempo e fique indisponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário