DA REUTERS As vendas de automóveis e comerciais leves em 2011 somaram 3,426 milhões de unidades, um crescimento de 2,89% sobre o recorde alcançado em 2010, informou uma fonte do mercado nesta segunda-feira à agência Reuters.
Apenas em dezembro, as vendas da principal categoria do mercado brasileiro de veículos foram de 329.237 unidades, expansão de 7,85% sobre novembro, mas queda de 8,9% no comparativo anual, informou a fonte, citando números preliminares.
O desempenho no ano ficou abaixo do esperado pelo setor, em meio à elevação pelo governo de imposto sobre veículos importados, que vinha apresentando vendas elevadas desde o início do ano. Em meados do mês passado, passou a valer a elevação em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), medida introduzida em setembro e que vale até o final de 2012.
A associação de concessionárias Fenabrave estimava um crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves para o fechado de 2011 de 5,9%, para 3,525 milhões de unidades.
A montadora italiana Fiat encerrou 2011 com vendas de cerca de 754,3 mil automóveis e comerciais leves, na liderança do setor e perto das 760,5 mil unidades comercializadas em 2010. Enquanto isso, a alemã Volkswagen registrou licenciamentos de cerca de 698,4 mil automóveis e comerciais leves ante 700,6 mil no ano anterior, informou a fonte.
A General Motors apurou vendas de 632,2 mil unidades em 2011 após 657,7 mil em 2010, enquanto a Ford teve 314 mil emplacamentos ante 336,3 mil na mesma comparação.
A Fenabrave divulgará na quarta-feira números consolidados de vendas de veículos, incluindo ônibus, caminhões, motocicletas e implementos rodoviários.
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