A Renault irá investir R$ 1,5 bilhão para aumentar a produção de sua  fábrica no Paraná e implantar um centro de desenvolvimento de tecnologia  no local. A informação é do governo do Estado. 
A montadora francesa pretende ampliar sua participação no mercado brasileiro de automóveis --dos atuais 5% para 8% até 2013. 
 
Com o investimento, a produção anual de veículos na fábrica paranaense,  que é a única da Renault no país, pularia de 220 mil automóveis para  cerca de 300 mil por ano. 
Além do aumento na produção, haverá a criação de um centro tecnológico para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. 
O anúncio oficial deve ser feito na semana que vem pela montadora. A Renault, por enquanto, não comenta o assunto. 
De acordo com o secretário estadual da Indústria e Comércio, Ricardo  Barros, o acordo foi acertado em troca da concessão de incentivos  fiscais pelo governo estadual. Está prevista a prorrogação do prazo de  recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e  Serviços). 
A previsão é que a ampliação da fábrica seja iniciada ainda neste ano e crie cerca de 2.000 empregos. 
Atualmente, a fábrica da montadora, que fica em São José dos Pinhais  (região metropolitana de Curitiba), emprega cerca de 6.000 pessoas. 
CONCORRÊNCIA 
Segundo a Renault, disputavam o investimento outros Estados e até mesmo países, especialmente Argentina e México. 
Não se sabe se a opção pelo Paraná está relacionada ao aumento do IPI  (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados,  anunciado pelo governo federal há duas semanas. 
Fato é que, por enquanto, os automóveis vindos da Argentina e do México  não foram afetados pela medida, já que o Brasil tem acordos comerciais  com esses países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário