Sondagens de diferentes instituições revelam que tanto empresários quanto consumidores estão mais otimistas com relação às perspectivas da economia brasileira nos próximos meses, apesar do cenário de crise internacional.
O chamado Índice de Confiança do Consumidor, apurado pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo) aumentou de 152,7 pontos em agosto para 154,1 em setembro.
Esse índice é elaborado a partir de entrevistas mensais com 2.100 consumidores no município de São Paulo, onde se busca perceber como o paulistano enxerga não somente as condições atuais da economia, mas também suas expectativas para os próximos meses. O consumidor também é questionado a respeito de suas perspectivas para a própria renda, emprego e poder de compra.
A sondagem da Fecomércio revela que os consumidores estão mais otimistas tanto em relação ao estado presente da economia quanto ao futuro próximo.
O chamado Índice de Condições Econômica Atuais (que compõem o Índice de Confiança) aumentou de 149,8 pontos para 152,3 pontos entre agosto e setembro. No mesmo período, o Índice de Expectativa do Consumidor passou de 154,6 pontos para 155,3 pontos.
EMPRESÁRIOS
Uma pesquisa da Serasa Experian revela que uma parcela maior dos empresários revisaram para cima suas projeções para o faturamento do quarto trimestre.
A entidade ouviu 1.020 empresários em todo o país entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.
A parcela dos entrevistados que projeta um faturamento mais alto para o próximo trimestre atingiu 82%.
Na pesquisa anterior, quando a entidade consultou os empresários a respeito das expectativas para o terceiro trimestre, um percentual de 79% projetava um faturamento mais alto para o trimestre seguinte.
Ainda em relação ao quarto trimestre, 29% dos entrevistados pretende ampliar os investimentos previstos e 57% não deve alterar o planejamento já feito, praticamente as mesmas proporções detectadas nas pesquisas anteriores deste ano.
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