segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Vale negocia com chineses venda de navios gigantes" 05.09.11


A mineradora brasileira Vale está em negociação com armadores chineses para vender ou arrendar em um contrato de longo prazo a sua frota de supercargueiros, informou um executivo da companhia à Reuters nesta segunda-feira (5).A maior produtora do mundo de minério de ferro tinha planejado ser dona de uma frota de 19 navios para reduzir custos de frete do Brasil para a China, a maior importadora de minério de ferro no mundo, mas decidiu que não precisa mais ser proprietária desses navios."Nós não queremos ser uma grande operadora de navios nem pretendemos fazer dinheiro a partir do nosso negócio de navegação", afirmou o diretor global de Marketing da Vale, Pedro Gutemberg, em entrevista à Reuters. "Nós só queremos ter certeza de que nosso custo com frete não vai crescer muito, de modo que qualquer pessoa que queira ser nosso parceiro (na área) é muito bem-vinda", acrescentou o executivo.
Se chegar a algum acordo, a Vale espera selar um contrato de longo prazo que assegure que os navios serão usados apenas para transportar minério de ferro do Brasil para a China e outras regiões. Duas das embarcações já foram entregues e as outras serão nos próximos anos.
A mineradora não informa com quais companhias está negociando, mas uma fonte do setor disse que uma delas é a estatal chinesa Cosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário