sábado, 22 de agosto de 2015

Dois protótipos brasileiros de veículos reconfiguráveis

Com informações da Agência Fapesp - 10/08/2015



Projeto Opal, carro desenvolvido por alunos da Politécnica da USP em parceria com colegas de outras quatro universidades estrangeiras.[Imagem: Agência Fapesp/Divulgação]


Educação de engenharia
O Brasil sediou pela primeira vez o programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa liderado pela General Motors para a educação de engenharia.

A 4ª edição do fórum, realizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo, reuniu 350 estudantes de 58 instituições, tendo como tema Repensando a Mobilidade.

A programação incluiu uma competição de veículos desenvolvidos por estudantes das instituições participantes.

Os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras apresentaram um projeto de veículo reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo (SP).

Batizado com o nome de Opal, o projeto do veículo modelo hatch, de duas portas, amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos por meio de atuadores eletrônicos.




Projeto Revo, da FEI, que possui um sistema de sanfona para aumentar o tamanho do veículo. [Imagem: FEI/Divulgação]


Carro reconfigurável

"A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o veículo para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota", explica Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

O Centro Universitário da FEI, em parceria com a Universidade Iberoamaricana (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e Faculdade de Estudos Criativos (Estados Unidos), apresentou o protótipo do Revo, equipado com uma sanfona entre a parte da frente e de trás, que permite expandir a cabine e reconfigurar o veículo.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os protótipos e projetos do veículo e, na segunda, que ocorrerá no próximo ano, serão analisados o conceito e o alinhamento do projeto aos critérios do programa.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=prototipos-brasileiros-veiculos-reconfiguraveis&id=010170150810





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