quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NSA usa ondas de rádio para monitorar 100 mil computadores offline fora do país 15/01/2014


Segundo documentos de Snowden publicados pelo NYT, EUA usaram softwares que permitem vigilância remota de máquinas


A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) implantou em cerca de 100 mil computadores espalhados pelo mundo softwares que permitem o monitoramento remoto das máquinas. Segundo informações publicadas nesta quarta-feira (15/01) pelo jornal The New York Times e obtidas pelo ex-analista Edward Snowden, embora muito dos programas sejam inseridos por meio da internet, a agência de vigilância dos EUA também passou a usar uma nova tecnologia, que, por meio de ondas de rádio, consegue invadir os computadores que não estão conectados à rede.

Além de servir para rastrear dados, informações e comportamentos na web, o software deixa rastros — uma espécie de via de acesso digital — que podem ser usados para lançar ataques cibernéticos em massa.

Wikimedia Commons

Sede da NSA em Forte Meade, em Maryland, leste dos Estados Unidos; Quantum não monitorou computadores dentro dos EUA

Batizado de Quantum e usado desde 2008, o sistema funciona a partir da radiofrequência, uma centenária tecnologia adaptada aos tempos modernos. "Ela usa um canal coberto de ondas de rádio que podem ser transmitidas a partir de pequenas placas de circuitos e cartões USB inseridos sorrateiramente nos computares", diz o jornal. Os dados são, então, enviados a uma pequena estação de retransmissão — semelhante a uma maleta — instalada a quilômetros de distância pelas unidades de inteligência norte-americanas. Essa tecnologia da radiofrequência, entretanto, só funciona se for fisicamente inserida na máquina por um espião, pelo fabricante do material ou por um usuário involuntário.

O sistema permitiu que o governo norte-americano tivesse acesso às informações de inúmeros pontos geopoliticamente estratégicos ao redor do planeta. Grupos militares de hackers russos e chineses, cartéis do narcotráfico mexicano, "instituições do comércio" europeias e supostos terroristas foram alguns dos alvos do Quantum. Inicialmente, a tecnologia foi usada de maneira ostensiva para mapear a usina de enriquecimento de urânio em Natanz, no Irã.


Reprodução RT/spiegel.de

Documento da NSA obtido pelo jornal alemão Der Spiegel mostra equipamento de hardware utilizado pela agência para espionagem

Embora a NSA tenha se negado a fazer comentários sobre o programa Quantum, a agência garantiu, em comunicado, que seus esforços são mais uma "defesa ativa" contra os ciberataques estrangeiros, muito embora tenha condenado o uso de mecanismos similares pelos chineses contra alvos nos EUA. "Nós não usamos nossos serviços de inteligência para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras em benefício das empresas dos EUA e sua competitividade internacional", afirmou ao The New York Times a porta-voz da NSA Vanee Vines — documentos revelados por Snowden jácomprovaram que os EUA espionaram a Petrobras às vésperas do leilão do mega campo petrolífero de Libra.


Não há evidências de que a tecnologia Quantum tenha sido usada para monitorar informações dentro do território dos EUA.

Leia também: NSA espiona a internet inteira, mas diz não conseguir vigiar emails de funcionários

A espionagem através da introdução de programas de vigilância em computadores foi uma das práticas criticadas pelo o comitê de especialistas criado pelo presidente Barack Obama para analisar os sistemas de espionagem, após o escândalo gerado pelas revelações de Snowden. Obama anunciará nesta sexta-feira (17/01) quais as medidas sugeridas pelos especialistas vai adotar nareforma dos sistemas de vigilância da NSA, que lhe renderam um dos maiores desafios de sua Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário