quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Em cenário com petróleo em baixa e sanções, moeda russa perde 20% do valor em um dia 17/12/2014

Rafael Targino
Banco Central da Rússia chegou a elevar taxa de juros, mas efeitos foram limitados; ações dos dois maiores bancos do país despencaram


O rublo, a moeda russa, prosseguiu nesta terça-feira (16/12) a trajetória de queda (livre) registrada nos últimos dias e, em comparação com ontem, perdeu cerca de 20% do valor em relação ao dólar, fechando a 66,89. O movimento ajudou a puxar outras moedas de países emergentes para baixo, como o real brasileiro e os pesos mexicano e argentino.

Na segunda-feira (15/12), para tentar conter o movimento, o Banco Central do país elevou a taxa de juros em 6,5 pontos percentuais, para 17%. O efeito não foi, no entanto, duradouro: o rublo chegou a se valorizar, mas começou a cair pouco depois de os mercados abrirem. Desde o início do ano, o rublo já perdeu quase 60% do valor em relação ao dólar.

Fotos: Agência Efe

Mulheres passam em frente a casa de câmbio em Moscou; rublo perdeu quase 20% do valor face ao dólar nesta terça

As ações dos dois principais bancos do país – o Sberbank e o VTB – chegaram a cair 18% e 14%, respectivamente, na Bolsa de Valores de Moscou. Outras empresas russas, como a gigante de energia Gazprom (controlada pelo Estado russo) também tiveram queda nesta terça. A Apple fechou a loja virtual que mantinha no país por causa da volatilidade da moeda.

Em Moscou, houve filas no Sberbank para a troca de rublos por dólar.


O mercado russo está sendo diretamente afetado pela redução do preço do petróleo no mercado internacional – girando atualmente em US$ 60, o menor desde 2009 – e pelas sanções impostas pela comunidade internacional após a crise na Ucrânia e a anexação da Crimeia, que dificultam para bancos do país o acesso a crédito externo, por exemplo.

Com a queda do valor do petróleo, que estava ajudando a manter a economia do país, os efeitos do bloqueio começam a ser sentidos com mais intensidade. Analistas estimam que o crescimento da Rússia será ainda mais afetado com o derretimento do rublo e esperam uma queda de cerca de 5% para o PIB do país em 2014, em um ritmo que deve seguir em 2015.


Equipe econômica da Rússia vê rublo se descolando da situação do petróleo; PIB deve ser afetado

Por sua vez, o ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Aleksey Ulyukaev, afirmou o valor do rublo está se descolando da situação do petróleo. “Nós acreditamos que, claro, a cotação não é consistente com a situação macroeconômica, e pode-se vê-la se deslocando das dinâmicas do mercado de petróleo”, afirmou à agência RT, após sair de uma reunião com o presidente Vladmir Putin.

Segundo ele, não estão em discussão, por exemplo, medidas de controle de capitais, mas se propõe tentar aumentar a quantidade de moeda estrangeira no mercado local.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/38857/em+cenario+com+petroleo+em+baixa+e+sancoes+moeda+russa+perde+20+do+valor+em+um+dia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário