quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Acompanhe agora as manifestações contra o golpe pelo Brasil 16/12/2015



Começaram desde a manhã desta quarta (16) os atos no Brasil contra o golpe, pelo Fora Cunha e contra o ajuste fiscal. Acompanhe pelo Portal Vermelho a movimentação da militância nas ruas contra o impeachment.

Douglas Shineidr/Jornal do Brasil Irreverência: No Rio de Janeiro, manifestantes jogam notas falsas com imagem de Temer

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a multidão , que caminha em passeata pelo centro do Rio de Janeiro, jogou notas falsas de 100 dólares com o rosto de cunha no centro das notas. A maioria veste camisas vermelhas e entoa as palavras de ordem "Fica Dilma" e "Fora Cunha".

O ato foi organizados pela Frente Brasil Popular e também por algumas entidades que integram a Frente Povo Sem Medo, entre eles coletivos dos movimentos de juventude, negros, mulheres, sindical e movimento comunitário, entre outros

O ato Osmar Prado, que fez um vídeo convocando a população para o ato, esteve entre os manifestantes exibindo uma camiseta "Não vai ter golpe" e "Fora Cunha".

do Portal Vermelho com informações da Globo News e Redes Sociais






São Paulo

Atualizada às 19h14, com informações da Agência PT de Notícia

A Avenida Paulista, no centro de São Paulo (SP), virou uma verdadeira onda Vermelha, nesta quarta-feira (16). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fala em 100 mil pessoas nas ruas em defesa da democracia e contra o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O Masp foi o local escolhido para a concentração do ato, que seguiu pela Av. Paulista em direção à Consolação. Todas as faixas nos dois sentidos da Avenida foram totalmente tomadas pela passeata da democracia.

Em entrada ao vivo, repórter da Globo News reconheceu que avenida estava lotada. “Participei da época da ditadura e é um golpe querer tirar a Dilma da presidência”, afirmou à reportagem do G1 o contador aposentado José Alves de Castro, de 86 anos, que estava no protesto contra o impeachment na Avenida Paulista.

Para a designer Adriana Cristina, presente na manifestação, o voto precisa prevalecer. “Meu voto tem que valer, as pessoas precisam aprender a votar pra depois questionar”, afirmou.

Florianópolis


Em Florianópolis, com carro de som, faixas e cartazes, manifestantes pediam a saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e se posicionavam "contra qualquer tentativa de golpe, contra o ajuste fiscal e a favor da democracia".

Aracaju



A organização do evento em Aracaju estima que cerca de 4.000 pessoas estejam reunidas na praça General Valadão, na capital de Sergipe. O grupo deve marchar em breve pelas principais ruas do centro. A participação já é bem maior que a do ato golpista realizado no último domingo, a favor do impeachment. Na ocasição, a organização contabilizou 500 pessoas, enquanto a Polícia Militar contou 200.

"Vamos lutar contra o golpe até o fim", disse o representante da CTB, José Avanilson, ao G1. "É necessário manter a instabilidade política. Com golpe não tem como avançar os direitos da população", declarou, por sua vez, o diretor da CUT, Plínio Pugliesi.

Bahia

De acordo com números da Polícia Militar, o ato contra o impeachment em Salvador, na Bahia, que ainda está em andamento, já tem sete vezes mais público que a manifestalção golpista realizada no último domingo.

Segundo a PM, apenas 500 pessoas foram às ruas na cidade pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Nesta quarta, até o momento, mais de 3,5 mil manifestantes já estão no ato contra o golpe.

"Estamos aqui para defender o nosso voto", disse Lorena Pacheco, coordenadora do DCE da Ufba e do comitê permanente em defesa da democracia, de acordo com o G1.

Atualizado às 18h18

São Paulo

"Estou na rua pela democracia e contra o impeachment. Este é momento de todos participarem, porque golpe nunca mais!", disse Eliane Ornellas, professora de história em Diadema. Ela participa do ato na Avenida Paulista.

A Polícia Militar ainda não divulgou o número de manifestantes, mas milhares de pessoas já lotam a pista sentido Paraíso/Consolação da Avenida Paulista. A maior parte delas usa camisa vermelha e bandeiras do Brasil e dos movimentos sociais. Confira mais fotos na galeria do Vermelho.

Atualizada às 18h05

Fortaleza



Manifestantes também realizam protesto em Fortaleza, contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a favor da saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). O ato teve concentração na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, às 14h e iniciou caminhada até a Catedral de Fortaleza às 16h30.

"Queremos dizer que avançamos muitos nas políticas públicas então não é justo construirmos nesse momento um golpe contra a democracia, quando em outubro do ano passado elegemos democraticamente uma mulher. Nesse momento estamos defendendo a democracia", defende Will Pereira, presidente da CUT, em declação ao G1.



Atualizada às 15h40

São Paulo

Milhares de pessoas já se concentram na Avenida Paulista, em São Paulo, para o ato contra o golpe. Vestidos de vermelho e com faixas que pedem "Fora Cunha" e em defesa da democracia, os militantes lotam a pista da Avenida no sentido Consolação, apesar da garoa. No vão livre do Masp, há show de rap. Confira mais fotos na galeria do Vermelho.



Atualizada às 17h30

Alagoas

Logo no início da tarde desta quarta, dirigentes de diversos segmentos do movimento social de Alagoas saíram as ruas da capital, Maceió, com aproximadamente 6 mil pessoas em defesa dos direitos sociais conquistados, de maneira inédita, nos governos de Lula e Dilma.

O deputado Eduardo Cunha, que tem sido o protagonista no golpe contra a democracia brasileira, e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que se declarou pró-impeachment, foram os alvos das palavras de ordem dos manifestantes alagoanos.

Bahia

“O Sindicato dos Comerciários, junto com a imensa maioria das organizações sociais, está nas ruas para se posicionar claramente contra o impeachment, porque sobre a presidenta Dilma Rousseff não paira nenhuma acusação, suspeita de crime, desonestidade ou ilegalidade”, informou Alfredo Santiago, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador.

Durante a manhã desta quarta, sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ocuparam os principais pontos turísticos de Salvador, mobilizando o povo e captando depoimentos e imagens para a campanha #SalvadorContraOGolpe.

Neste momento a militância se encaminha para a região do Campo Grande, local onde acontecerá o grande ato contra o golpe.

Rosa de Souza, vice-presidente da CTB, afirmou que “os golpistas pretendem afastar a presidenta para revogar os direitos e conquistas do povo brasileiro e submeter o país aos interesses do capital internacional”.

Os dirigentes apostam na conscientização da sociedade baiana da trama conduzida por Eduardo Cunha e que é engrossada por Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado à Presidência, além do governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM).

Pernambuco

Caruaru (PE)
Em Pernambuco, algumas cidades iniciaram suas manifestações logo cedo. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) chegaram à mobilização gritando palavras de ordem como “Fora Cunha”, e entoando “E se o povo se unir, o Cunha vai cair”.

A concentração teve início às 9h, cobrando, além da saída do presidente da Câmara, mudanças no atual cenário da política econômica do país e respeito à democracia.

Em outra cidade do Agreste pernambucano, em Garanhuns, terra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato neste dia nacional de mobilização em defesa da democracia também começou cedo, reunindo centenas de militantes.


Garanhuns (PE)



Confira a galeria com imagens das mobilizações pelo país:


http://www.vermelho.org.br/noticia/274220-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário