terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ferrovia Norte Sul transportará 21 mil toneladas de farelos até o final do ano 15/12/2015


Valec: 21 mil toneladas de farelo serão transportadas pela Ferrovia Norte-Sul até o final do ano


Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 11h12
Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 17h15





Um trem com farelo de soja vai partir nesta quarta-feira (9/12), aproximadamente às 10 horas, da fábrica da Granol, em Anápolis (GO) após o término do carregamento que será realizado nesta terça-feira (8/12) e que leva em torno de 24 horas para ser concluído. O primeiro carregamento partiu no último sábado (5/12) de Anapólis em direção a porto de Itaqui (MA).

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; a VLI, operador ferroviário ligado ao grupo VALE; e a Granol, esmagadora de soja e produtora de farelo e biodiesel, fecharam a contratação do transporte de 21 mil toneladas de farelo ainda este ano. Será o primeiro navio carregado no porto de Itaqui, em São Luís no Maranhão, com mercadoria oriunda do Centro-Oeste brasileiro e transportada em toda a extensão atual da Ferrovia Norte-Sul.

O trem será composto por três locomotivas, tracionando 80 vagões carregados de farelo de soja. Cada vagão transportará 85 toneladas, o que corresponde a três carretas rodoviárias. No total, serão 6.800 toneladas transportadas em uma única composição, representando, aproximadamente, menos 240 carretas em circulação nas estradas brasileiras.



As operações comerciais na ferrovia foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fevereiro deste ano. A equipe responsável pela operação está preparada desde o início de 2015 e aguardava apenas o fechamento de contrato entre cliente e operador ferroviário. O Centro de Controle Operacional (CCO) fica localizado em Palmas (TO) e é de lá que a operação do trecho Anápolis(GO) a Palmas (TO) é controlada pela VALEC.

Os outros carregamentos acontecerão nas semanas seguintes, até o final do mês de dezembro. Mais cargas estão por vir em 2016, não apenas de farelo, mas também contêineres e granéis líquidos e sólidos.

Fonte: VALEC

http://www.transportes.gov.br/ultimas-noticias/3407-21-mil-toneladas-de-farelo-ser%C3%A3o-transportadas-pela-ferrovia-norte-sul-at%C3%A9-o-final-do-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário