quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Disney compra a Lucasfilm 31/10/2012

Por Pafuncio
Nassif,
Uma notícia bombástica para a indústria do entretenimento que passou desapercebida por aqui:
http://universohq.com/quadrinhos/2012/n31102012_04.cfm
Disney compra Lucasfilm e anuncia nova trilogia de Star Wars
Por Samir Naliato   Siga Samir Naliato no Twitter   | 31-10-2012
Disney e Lucas Film
Em uma notícia que surpreendeu a todos, The Walt Disney Company anunciou a compra de 100% das ações da Lucasfilm Ltd., produtora fundada por George Lucas em 1971 e que possui os direitos das franquias cinematográficas Star Wars e Indiana Jones. A aquisição inclui subsidiárias, como as divisões de efeitos especiais (Industrial Light & Magic - ILM),marketing, produtos de consumo, videogames e animação.
O negócio foi fechado por US$ 4,05 bilhões. Metade deste valor será pago em dinheiro, e o restante em ações. Isso significa que Lucas passa a ser acionista daDisney. Esta é a mesma quantia que o estúdio pagou em 2009 para comprar a Marvel Entertainment. Antes disso, em 2006, já havia adquirido o estúdio de animação Pixar por US$ 7 bilhões.
O estúdio não perdeu tempo e já anunciou uma nova trilogia de Star Wars, com a primeira parte, Star Wars - Episódio VII, chegando aos cinemas em 2015. Isso significa que essa negociação já vem ocorrendo há algum tempo, pois a Disney já está com tudo pronto para o projeto. Após a nova trilogia, o objetivo é lançar novos filmes da franquia a cada dois ou três anos.
Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e outros personagens ainda ganharão atrações nos famosos parques temáticos de Orlando, nos Estados Unidos.
O estúdio revelou ainda que, por enquanto, não há planos para Indiana Jones, e que inicialmente se concentrará na saga espacial.
O ano de 2015 será interessante para a indústria cinematográfica. O novo Star Wars se junta a uma lista que já possui Os Vingadores 2Avatar 2 e, talvez, Liga da Justiça, sendo que este último ainda carece de confirmação oficial.
Disney e Lucas Film
"A Lucasfilm reflete a extraordinária paixão e visão de seu fundador, George Lucas. Essa transação combina um portfólio de primeira classe, incluindo Star Wars, uma das maiores franquias de todos os tempos, com a a incomparável criatividade da Disney em múltiplas plataformas, negócios e mercados para gerar crescimento sustentável", declarou Robert A. Iger, presidente da The Walt Disney Company.
Para George Lucas, um de seus maiores prazeres nos últimos 35 anos foi ver Star Wars passar de uma geração a outra. "Agora é hora de eu passar a franquia para uma nova geração de cineastas. Sempre acreditei que Star Wars poderia sobreviver além de mim, e achei importante cuidar dessa transição ainda em vida. Estou confiante que, dentro das organizações DisneyStar Warscertamente viverá e florescerá para futuras gerações".
Kathleen Kennedy, atual copresidente da Lucasfilm ao lado de George Lucas, assumirá o cargo sob o comando da Disney e ajudará o estúdio no desenvolvimento de novos projetos. Ela será ainda produtora executiva de Star Wars - Episódio 7, com Lucas tendo o cargo de consultor criativo.
Com o anúncio, duas dúvidas ficaram pairando no ar. Como ficam a 20th Century Fox, estúdio que lançou os seis primeiros filmes de Star Wars, e a editora Dark Horse, que há anos publica as histórias em quadrinhos da franquia?
O novo acordo não inclui a distribuição dos filmes já existentes, que continuarão com a Fox, de acordo com contratos existentes atualmente com a Lucasfilm. Isso significa que coleções em home video com a saga completa (filmes existentes com futuros longas-metragens) precisarão ser negociados entre as partes.
O mesmo ocorre com a Dark Horse. Segundo Mike Richardson, presidente da editora, a parceria com a empresa de George Lucas já dura 21 anos, e pelo menos no futuro próximo continuarão publicando revistas do chamado universo expandido. O que não significa que, após o período estipulado em contrato, a Disney decida nãorenovar o vínculo e, quem sabe, até mesmo passar essa área para a Marvel.
Inclusive, a "Casa das Ideias" foi a primeira editora a publicar HQs de Star Wars, o que ocorreu entre 1977 e 1986. Ao todo, foram 107 números de uma série mensal e mais três edições anuais.
Veja abaixo dois vídeos sobre o a compra envolvendo os dois estúdios. No primeiro, George Lucas fala sobre sua intenção de se aposentar e conversa com Kathleen Kennedy a respeito do futuro deStar Wars. Já no segundo, Bob Iger and George Lucas comentam a negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário