quinta-feira, 17 de abril de 2014

Morre o Nobel de Literatura Gabriel García Márquez 17/04/2014



Jornal GGN – Periódicos internacionais afirmam que o escritor Gabriel García Márquez morreu na tarde desta quinta-feira (17). Com 87 anos, o vencedor do prêmio Nobel de Literatura lutava contra a reincidência de um câncer que atingiu seu aparelho respiratório e fígado, segundo informou o mexicano El Universal na última segunda-feira, 14. Na ocasião, a família de Gabo, como era conhecido o autor de Cem Anos de Solidão, negou as informações.

Na quarta (16), o El Universal voltou a publicar uma matéria sobre o estado de saúde do jornalista colombiano. Ele continuava em “estado delicado próprio de sua idade e dos problemas sofridos nos últimos tempos”, conforme declarou o médico Jorge Oseguera, que afirmou ter feito visitas à residência do escritor.

O escritor passou os últimos dias ao lado da família. Ele recebeu alta do Instituto Nacional de Ciência Médicas e Nutrição Salvador Zubirán no último dia 8, após ficar 15 dias internado devido a um quadro de desidratação e processo infeccioso pulmonar e de vias urinárias.

García Márquez foi diagnosticado com câncer linfático em 1999. Graças a um tratamento quimioterápico realizado nos Estados Unidos, conseguiu inibiar a doença. Com a recaída, entretanto, a família decidiu não mais submetê-lo a tratamentos médicos e passou a cuidar dele em regime domiciliar, na tentativa de melhorar sua qualidade de vida, informa o jornal mexicano.

Gabo foi um dos maiores escritores da literatura universal, e assinou obras como Amor nos Tempos do Cólera, Ninguém Escreve ao Coronel, O Outono do Patriarca e Crônica de uma Morte Anunciada.


OBRA PUBLICADA NO BRASIL

1955 - O Enterro do Diabo: A Revoada 
1961 - Ninguém Escreve ao Coronel; A Má Hora; O Veneno da Madrugada 
1962 - Os Funerais da Mamãe Grande 
1967 - Cem Anos de Solidão; Isabel Vendo Chover em Macondo 
1970 - Relato de um Náufrago 
1972 - A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira e sua Avó Desalmada; Olhos de Cão Azul 
1975 - O Outono do Patriarca 
1981 - Crônica de uma Morte Anunciada 
1985 - O Amor nos Tempos do Cólera 
1986 - A Aventura de Miguel Littín; Clandestino no Chile 
1989 - O General em Seu Labirinto 
1992 - Doze Contos Peregrinos 
1994 - Do Amor e Outros Demônios 
1996 - Notícia de um Sequestro; O Verão Feliz da Senhora Forbes 
2002 - Viver Para Contar 
2004 - Memória de Minhas Putas Tristes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário