sexta-feira, 15 de julho de 2011

Concurso vai tentar atrair cientistas estrangeiros para o Brasil

Com informações da Agência Brasil - 14/07/2011 
Cota para estrangeiros
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje (14) que o governo irá lançar ainda este ano concurso público para atrair cientistas estrangeiros.
A intenção, segundo Mercadante, é que parte das vagas do concurso seja destinada aos profissionais de outros países.
"O Brasil hoje investe, cresce, tem estabilidade. Tivemos uma diáspora de cérebros no passado e agora queremos atrair", disse.
Com a desaceleração da economia na Europa e nos Estados Unidos, vem crescendo o desemprego de cientistas que trabalham em centros de excelência dessas regiões, segundo relatou o ministro. A intenção é atrair esses profissionais.
Ciência sem Fronteiras
Mercadante declarou também que ainda este mês a presidente Dilma Rousseff lançará o programa Ciência sem Fronteiras, que irá destinar 75 mil bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação em áreas estratégicas para especialização em outros países.
"Em julho, a presidente vai lançar 75 mil estudantes brasileiros no estudo de ciência, principalmente na área de engenharia, tecnologia e ciências básicas," informou.
As declarações de Mercadante foram feitas após participar de reunião no Palácio do Planalto com a presidente e com o neurocientista Miguel Nicolelis.
O neurocientista apresentou vários projetos, entre eles o Escola sem Fronteiras, que objetiva levar a educação científica a 12 localidades do país. Em agosto, Nicolelis apresentará ao governo o detalhamento dos projetos para a captar recursos públicos.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=concurso--cientistas-estrangeiros&id=030175110714

Nenhum comentário:

Postar um comentário